A montadora norte-americana Ford decidiu vender seu complexo industrial de Camaçari, na Bahia, ao governo do Estado — e não à fabricante de veículos elétricos BYD.
Até o momento, os valores da negociação não foram divulgados. O acordo para tornar o complexo industrial da Ford uma propriedade do governo baiano “seguirá a legislação vigente, com indenização em preços compatíveis com o mercado”.
Leia também: “Portos brasileiros quebram recorde de movimentação”
E o que levou a tradicional montadora norte-americana a vender suas propriedades ao governo — e não à empresa chinesa? É mais fácil concretizar a transação com o Estado da Bahia, visto que acordos de grande porte entre empresas privadas são complexos e burocráticos.
Com o anúncio, a BYD poderá concluir a aquisição junto ao Poder Público e acelerar a implantação das três fábricas previstas para a Bahia. O motivo da construção de unidades distintas se explica pelo método segmentado dos veículos.
Leia também: “Vendas no varejo caem 4,2% em julho”
Uma das fábricas será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano — em sua primeira fase. A terceira fábrica, pensada para o processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá o mercado externo e utilizará a estrutura portuária local.
A previsão de investimentos da BYD na Bahia
O investimento previsto será de R$ 3 bilhões, somados os custos com a aquisição das plantas industriais. Isso deve gerar mais de 5 mil empregos diretos e indiretos no segundo semestre de 2024.
A empresa de tecnologia chinesa, maior fabricante de automóveis elétricos do mundo, produzirá cinco veículos no complexo baiano, entre os quais o Dolphin; o híbrido Song; uma picape; e o elétrico subcompacto Seagull, que tem o porte do Ford Ka, produzido no país até 2021. O quinto produto seria um modelo inédito.
+ Leia também as principais notícias de Economia no site da Revista Oeste
BOICOTEM CARROS DO BYD ŚO PRODUZEM NO ESTADO PETISTA PARA VENDER AOS DEMAIS ESTADOS POIS LÁ NÃO COMPRAM TANTOS CARROS ASSIM
Já não gosto de empresa ligada a ditadura chinesa, e ainda mais esta com ligação com a quadrilha petista na Bahia também. Sem futuro.
Resta saber se vai ter comprador pra tanto carro.
Prefiro dormir em um quarto com 10 jararacas do que com um chinês.
Os ditadores comunistas chineses depois de transformarem o povo Chinês em escravos, agora chegam ao nosso solo verde e amarelo para transformar o povo brasileiro em escravos de seus mestres do poder.
Já somos um povo escravo do funcionalismo público e dos políticos. Não podemos votar ( urnas fraudadas), trabalhamos mais de 8 meses para pagar impostos ( com o quinto já nos indignados a 300 anos atras) e não temos direito a NADA.
Mas ainda vai piorar
DISSE TUDO!
escravos dos Funck Publico que por sinal já ganharam Belo do Aumento Judiciário 20% e tão deitando e rolando na pobreza e miséria do trabalhador