O Relatório Focus elevou mais uma vez a projeção para o crescimento econômico do Brasil. A coleta mais recente mostra que o mercado financeiro aumentou a estimativa para 2,26% de expansão do Produto Interno Bruto (PIB). O Banco Central (BC) divulgou a mais recente edição do documento nesta segunda-feira, 5.
Publicado semanalmente, é a décima vez seguida em que o mercado revisa a expectativa para a evolução do PIB para cima. Ao mesmo tempo, o documento também revela a décima revisão para baixo da estimativa da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Assim, a projeção para elevação dos preços caiu para 6,61%.
Há dez semanas, o mercado estimava que o PIB cresceria 1,51%, e o IPCA 7,96%. Ou seja: a previsão para o desempenho econômico aumentou 0,75 ponto porcentual e para o aumento do IPCA reduziu 1,35 ponto porcentual.
Em comparação ao primeiro Relatório Focus do ano, realizado com dados coletados em 7 de janeiro, a projeção para o desempenho econômico melhorou quase 2 pontos porcentuais. No relatório que abriu 2022, o mercado estimava o crescimento de 0,28% para o PIB. Já o da inflação piorou, uma vez que na mesma edição a projeção do IPCA era de 5,03%.
“O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação”, informa a instituição. “Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.”
Paulo Guedes comemora o crescimento do PIB
Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que o PIB do segundo trimestre de 2022 cresceu 1,2%. Paulo Guedes, ministro da Economia, comemorou o resultado. De acordo com o site Valor Investe, ele declarou que a economia do Brasil é a que mais vai crescer no mundo.
“O Brasil está voando, está seguro, está firme”, disse Guedes, na quinta-feira 1º. O ministro afirmou ainda que a economia nacional estava começando a se levantar de um desastre terrível de governos anteriores e veio a pior crise da história, a pandemia. “Nós atravessamos as duas ondas”, declarou. “O país está em pé e surpreendendo.”
Paulo Guedes é o Cara! O Brasil com mais 4 anos de Bolsonaro e Paulo Guedes e depois 8 com Tarcisio de Freitas ficará entre as 3 maiores potencias mundiais!
Pode escrever!
Eu cheguei à seguinte conclusão: o “mercado” sempre joga para pior a previsão dos índices econômicos. Por que? Deve ter uma razão. Porque assim valoriza seus serviços, tipo assim: – olha, a inflação vai aumentar, sugiro vc aplicar com a gente pq temos os melhores indices do mercado, bla bla bla.
Simples assim, camelôs engravatados.
Paulo Guedes Mito!
O Paulo Guedes não errou sequer uma previsão desde que iniciou sua gestão. Previsões nacionais e estrangeiras. Gênio! Só não recomendam o Nobel porque ele não segue a cartilha dos SISTEMAS e não é ” progressista”/ “fabiano”.
Certo
Tem mais: o Nobel mesmo, inventor da dinamite, sempre foi um social democrata du cacete, com ideias estrambóticas de seleção social.
Esses economistas e especialistas tipo Miriam Ronca e Fuça, deveriam fazer um cursinho rápido de economia com o Paulo Guedes, parecem “lojas de pesquisas”, não acertam nunca.
Na verdade não cabem na mesma frase Miriam Leitoa e Economista. Com todo respeito ao porteiro do meu prédio, ele sabe mais de economia do que ela (micro e macro) inclusive.
Guedes presidente em 2026 por dois mandatos, é claro.