Novo sistema de pagamento começou a funcionar ontem
O Pix agitou o setor de operações financeiras do país em sua estreia. O novo sistema pagamento virtual foi responsável por mais de 1 milhão de transações ao decorrer de segunda-feira, 16, informa o Banco Central (BC).
Leia mais: “Pix e ‘open banking’: entenda os novos serviços digitais dos bancos brasileiros”
Exatamente 1.005.028 transações foram feitas por meio do Pix até às 18h de ontem entre as 734 empresas aprovadas para integrar o modelo. O montante de operações fez o novo sistema movimentar mais de R$ 777 milhões no total. Assim, a média de cada transferência via Pix foi de R$ 773,43.
“Números expressivos, comprovando a efetividade do novo meio de pagamento e o enorme interesse dos usuários”
A direção do BC comemorou os resultados alcançados na estreia do formato. “A avaliação do Banco Central é que o primeiro dia de operação ampla do Pix transcorreu de forma absolutamente normal, com incidentes pontuais esperados para o primeiro dia de operações amplas, e com números expressivos, comprovando a efetividade do novo meio de pagamento e o enorme interesse dos usuários”, informa a instituição em nota.
Expectativa
A expectativa por parte do BC é ver aumentar a quantidade de transações diárias pelo novo modelo de pagamento on-line. O órgão informa ter mais de 73 milhões de chaves ativas. No Pix, “chave” é termo para indicar cadastros realizados — ação que pode ser feita por meio de CPF, número de celular e e-mail.
Não sabe direto como se dá o funcionamento do novo sistema de transferência liberado pelo Banco Central brasileiro? O colunista Dagomir Marquezi apresenta na Revista Oeste as respostas sobre “20 dúvidas que você pode ter sobre o Pix”.
Pega esse pix e enfia no cux!