O Ministério da Educação anunciou o novo prazo para renegociação de dívidas relacionadas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir de 7 de março, os donos dos contratos firmados até 2017, receberão descontos entre 12% e 92%. A possibilidade do acordo estará disponível até o fim do mês de agosto.
Os inscritos nos programas sociais CadÚnico e Auxílio Emergencial, receberam mais de 90% de desconto para quitar a dívida do Fies. Além disso, o saldo remanescente poderá ser parcelado em até dez vezes. Já para os estudantes com débitos atrasados entre 90 e 360 dias, o abatimento será de mais de 10% no valor total, além da isenção de juros e multas. O restante poderá ser pago em até 150 vezes.
Para alunos com mais de 360 dias de atraso, o desconto será de mais 85% no valor total do débito, além da isenção de juros e multas. De acordo com a medida provisória de renegociação, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro de 2021, a primeira parcela será de no mínimo R$ 200. O Ministério da Economia estima que cerca de R$ 85 bilhões sejam renegociados nos próximos meses.
Recomendo que os discípulos de Paulo Freire recusem esse desconto e paguem integralmente o valor.
É sempre assim . No Brasil os inadimplentes sempre saem no lucro ! Há seis anos pago absolutamente em dia o FIES da minha filha . Faço de tudo para não ficar inadimplente e abro mão de muitas coisas para não faltar com a mensalidade do financiamento . E agora, aqueles que não pagaram tem esse desconto enorme ! Triste .