O saldo da dívida total das famílias nos Estados Unidos (EUA) atingiu o maior avanço em um trimestre desde 2007. Em uma base anual, isso marcou uma elevação de 15% nessa modalidade de dívida, o maior em mais de 20 anos.
Segundo o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), o aumento de US$ 351 bilhões no terceiro trimestre foi impulsionado por uma alta de US$ 282 bilhões nos saldos de hipotecas.
As hipotecas, historicamente, são a maior forma de dívida das famílias norte-americanas e representaram 71% do saldo total — ante 69% no quarto trimestre de 2019.
O trimestre registrou ainda, de acordo com o Fed, um rápido aumento nos saldos de cartões de crédito. A elevação de 15% observada no período foi a maior em 18 anos de dados.
Trump lança pré-candidatura à Presidência dos EUA
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump espera voltar à Casa Branca em 2024. Na noite da terça-feira 15, o republicano lançou-se oficialmente ao Poder Executivo, durante um baile em Mar-a-Lago, na Flórida.
“A era de ouro da América está chegando”, disse Trump, que sustenta ter sido alvo de uma fraude eleitoral, em 2020, comandada pelo Partido Democrata.
Em seu discurso, Trump comemorou a iminente derrota de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes e sua arquirrival no Parlamento, em virtude das eleições de meio mandato, conhecidas como midterms. “Isso não é legal?”, questionou Trump, ao arrancar aplausos dos convidados.
Leia também: “Um novo Ronald para a América”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 138 da Revista Oeste