A preocupação sobre a politização do Judiciário brasileiro, principalmente dos tribunais superiores, e a imprevisibilidade das sentenças, está começando a preocupar a Faria Lima.
Gestores de fundos ouvidos pela coluna relataram que desde meados de 2022 estão reformulando suas estratégias de investimentos por causa de decisões “extravagantes” tomadas pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça.
“Sempre aparece alguma oportunidade de investimento em ativos sob julgamento de algum tribunal brasileiro. Mesmo com jurisprudência favorável e mesmo com um desconto interessante, a resposta é não. Não vamos investir”, explicou o sócio-fundador de uma importante gestora de investimentos, com mais de R$ 15 bilhões sob gestão.
Segundo outro executivo, os investidores internacionais começam a perceber o risco representado pela redução da segurança jurídica no Brasil, “e isso acaba forçando os fundos estrangeiros a recalibrar os seus portfólios”.
Saiba mais: Itaú paga R$ 1,5 bilhão para comprar prédio na Faria Lima
“O risco representado pelo judiciário para os investimentos está aparecendo nos relatórios das consultorias de risco político e nas casas de análise internacionais. Em algumas já está em primeira posição”, salientou o gestor.
A coluna analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do mercado e que podem influenciar nos rumos da política e da economia do Brasil.
Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail
Faz o L filhos de uma p….
Essa turma da Faria Lima fez o L gostoso, porque sabiam que com o nine fingers, levariam vantagens espúrias. Agora estão preocupados!!! HIPÓCRITAS!!
A insanidade está derretendo esse governo a uma velocidade inimaginável.
Pois é. Nosso judiciário esse do Perdeu Mané e do Cala a Boca já Morreu conseguiu a façanha de deixar até o passado duvidoso e incerto. Sei lá o Brasil tá muito zuado a impressao q se tem é que é o País do Tráfico e dos Corrptos.
Encheram os bolsos de dinheiro e mandaram os filhos morarem no exterior, estão pouco se lixando para quem fica no Brasil.
Faria Lima vocês são muito cara de pau!!
Votaram pela destruição do país e agora que a água tá começando a bater na bunda estão com medinho né?
Canalhas vocês são!!
A Faria Lima é uma legítima representante dos que não produzem (a esquerda)! Apoiaram o ladrão com a inabalável fé de que ser de esquerda é suficiente para ter a razão! Como todo pensamento esquerdista, se assenta em nuvens, que seguem “a regra da sua própria vontade”!
Ficou bem claro que os conservadores que votaram contra o consórcio tem muito mais visão política do que esse povo da Faria Lima. Embarcarem numa canoa pensando em se dar bem, agora estão percebendo o erro. Pior, investidores estrangeiros estão puxando o barco. Olha onde ajudaram a jogar o país.
Façam o “L” o Consórcio Lula/STF está destruindo o país.
Togados fazem politicagem mais sórdida possível , parece que o STF é TSE são puxadinhos do PT.
Ainda tem a cara de pau que defendem a democracia , balela, atuam com autoritarismo, rasgaram a Constituição, a lei sou eu como faz o tirano Moraes.