De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve queda nos preços médios dos aluguéis das moradias em novembro no Brasil. A instituição divulgou os dados nesta quarta-feira, 7.
A FGV mede as alterações no preço das locações por meio do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar). No mês de novembro, o indicador registrou queda de 0,36%. Para fazer os cálculos da média nacional, a instituição coleta dados em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em apenas uma delas, houve o aumento do valor.
“Entre outubro e novembro, o aluguel residencial apresentou queda nas cidades de São Paulo (de -0,69% para -0,32%), Belo Horizonte (de 0,86% para -1,21%) e Porto Alegre (de 1,10% para -1,13%)”, informa o órgão em nota. “A única cidade a registrar alta foi o Rio de Janeiro, onde a variação saltou de 0,04% para 1,55%”, conforme o gráfico abaixo.
Com a queda nos preços médios dos aluguéis, a variação acumulada em 12 meses registrada por meio do Ivar passou de 11,56% em outubro para 10,28% em novembro.