FGV: preços dos aluguéis caem em novembro

Elaborado pela Fundação Getulio Vargas, o Ivar apresentou queda no mês de novembro
-Publicidade-
O Ivar mede a variação mensal do aluguel
O Ivar mede a variação mensal do aluguel | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), houve queda nos preços médios dos aluguéis das moradias em novembro no Brasil. A instituição divulgou os dados nesta quarta-feira, 7.

A FGV mede as alterações no preço das locações por meio do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar). No mês de novembro, o indicador registrou queda de 0,36%. Para fazer os cálculos da média nacional, a instituição coleta dados em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Em apenas uma delas, houve o aumento do valor.

“Entre outubro e novembro, o aluguel residencial apresentou queda nas cidades de São Paulo (de -0,69% para -0,32%), Belo Horizonte (de 0,86% para -1,21%) e Porto Alegre (de 1,10% para -1,13%)”, informa o órgão em nota. “A única cidade a registrar alta foi o Rio de Janeiro, onde a variação saltou de 0,04% para 1,55%”, conforme o gráfico abaixo.

-Publicidade-

Com a queda nos preços médios dos aluguéis, a variação acumulada em 12 meses registrada por meio do Ivar passou de 11,56% em outubro para 10,28% em novembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.