Pela segunda semana seguida, os analistas de mercado mantiveram a projeção da inflação para 2023, de acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, 14, pelo Banco Central. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 4,84% neste ano, mesmo índice da projeção da semana passada.
Para 2024, os analistas projetam queda para 3,86%, ante 3,88% na semana passada. E para 2025, a projeção se manteve em 3,5%.
Os analistas também projetam estabilidade para a taxa básica de juros, a Selic, em 11,75%, mesmo índice da semana anterior, quando a taxa de juros sofreu a primeira queda na projeção em oito semanas.
Para 2024 e 2025, os analistas que participaram do Boletim Focus do Banco Central também mantiveram as projeções da semana anterior de 9% e 8,5%, respectivamente.
+ Entenda por que empresas fazem o ‘teste da xícara de café’ em entrevistas de emprego
Para o Produto Interno Bruto (PIB) a projeção é de alta. Os analistas estimam que a economia vai crescer 2,29% ante a projeção de 2,26% na semana passada. Para 2024, a projeção foi de estabilidade em 1,3%.
A projeção também foi de alta para o câmbio. Os analistas acreditam que o dólar fechará o ano valendo R$ 4,93, ante R$ 4,90 na semana anterior.
Boletim Focus e a inflação
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, inflação, atividade econômica, PIB, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.