A geração de empregos nos Estados Unidos ficou abaixo das expectativas do mercado em dezembro do ano passado. Dados divulgados nesta sexta-feira, 7, pelo Departamento de Trabalho do governo norte-americano mostram que foram criadas 199 mil novas vagas no período.
Analistas consultados pela Reuters projetavam a geração de cerca de 400 mil novos empregos no último mês de 2021. Em novembro, a taxa foi revisada para cima, de 210 mil para 249 mil vagas.
O índice de desemprego no país registrou queda em dezembro, de 4,2% para 3,9%. A estimativa do mercado era de uma taxa de 4,1%.
Ainda segundo o governo dos EUA, a média paga por hora de trabalho teve aumento de 19 centavos de dólar, para pouco mais de US$ 31 (o que corresponde a uma oscilação positiva de 0,6%).
No ano passado, foram criados 582 mil postos de trabalho mensais, em média. Havia 10,4 milhões de vagas abertas ao término de setembro de 2021. A força de trabalho diminuiu em 3 milhões de pessoas ante o patamar pré-pandemia, mesmo com o fim dos benefícios sociais concedidos pelo governo, a reabertura de escolas para aulas presenciais e um aumento salarial fornecido pelas empresas.
Aliás em qual país do mundo de esquerda ou com tendências esquerdopatas que a economia vai bem???