O Ministério da Economia diminuiu a expectativa oficial para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. A taxa recuou de 5,3% para 5,1%. Para 2022, a previsão caiu de 2,5% para 2,1%.
Os valores continuam acima do esperado pelo mercado. De acordo com o mais recente Boletim Focus, que traz previsões de analistas compiladas pelo Banco Central, a expectativa é de crescimento de 4,88% para 2021 e de 0,93% para 2022.
Inflação
Também houve piora na projeção de inflação. A expectativa do governo para a taxa medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2021 aumentou de 7,9% para 9,7%. Para 2022, a projeção de IPCA passou de 3,75% para 4,7%.
Também nesse caso, o mercado estima um desempenho pior que o calculado pelo governo. De acordo com o Focus, os analistas veem a alta do IPCA em 2021 em 9,77%. Para 2022, a expectativa está em 4,79%.
As projeções do ministério foram elaboradas pela Secretaria de Política Econômica (SPE). A pasta menciona entre fatores positivos que impulsionam o crescimento em 2021 o carregamento estatístico de 2020, a taxa de poupança elevada, a recuperação do investimento, o mercado de crédito e a recuperação dos serviços.
“Ao mesmo tempo, existem riscos neste ano, notadamente o risco hídrico e o risco de um eventual recrudescimento da pandemia”, informou a SPE.
É a deterioração economica a olhos vistos, só não vê quem não quer ver, quem não vive na realidade, e construiu um mundo a parte nas suas mais loucas fantasias, a mente é mesmo fértil e mente também pra si mesma!!!
Com Bolsonaro presidente, olhar o mercado com pessimismo é desconhecer a realidade. E tudo isso cresce com a certeza dele no governo por mais quatro anos. No último final de semana, enquanto os senhores ministros do Supremo e o Pacheco passeavam em Lisboa, Bolsonaro buscava o progresso via novos investimentos no Oriente Médio. Não dá para perceber a diferença? Um exemplo da dinâmica que preside o mercado são as repercussões do desenvolvimento do carro voador pela Embraer. Boas notícias e perspectivas, …