A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, anunciou na segunda-feira 8, a primeira licitação para a construção de quatro navios para transportar combustíveis. A ação faz parte do programa de ampliação e renovação da frota da empresa.
O programa prevê a publicação de quatro editais para a construção de 25 navios próprios até o fim de 2025, com um investimento total entre US$ 2 bilhões e US$ 2,5 bilhões. A recuperação da indústria naval é uma obsessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, desde a sua posse, menciona com frequência a retomada da construção naval no Brasil desde sua posse.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Lula teve resultados desastrosos em tentativa de consolidar indústria naval
Lula já tentou estabelecer um polo naval no Brasil em mandatos anteriores, com resultados desastrosos. A Sete Brasil, criada em 2010 para gerenciar a construção de 28 navios-sonda para o pré-sal, entregou apenas quatro antes de pedir recuperação judicial, em 2016. Em 2024, foi solicitada a falência definitiva da companhia.
A recente mudança na presidência da Petrobras, com Magda Chambriard assumindo o cargo em maio, reflete a pressão do governo para acelerar investimentos em grandes obras e revitalizar a indústria naval brasileira. O ex-presidente da estatal, Jean Paul Prates, foi criticado pela suposta “lentidão” na execução desses projetos.
Magda Chambriard anunciou que o edital publicado na última sexta-feira, 5, para a construção de quatro navios de classe Handy, visa a reduzir a exposição da estatal às flutuações nos preços de frete. Esses navios, com capacidade entre 15 mil e 18 mil toneladas de porte bruto (TPB), vão transportar combustíveis derivados de petróleo.
Cronograma da licitação da subsidiária da Petrobras para a construção de navios
A licitação será internacional e aberta, permitindo a participação de quaisquer estaleiros que atendam aos critérios técnicos e econômicos definidos no edital. No entanto, estaleiros brasileiros têm vantagens, como acesso a financiamento do Fundo de Marinha Mercante (FMM) e melhores posições na equalização de propostas, devido à ausência de custos com impostos de internalização depois da entrega dos equipamentos.
A Transpetro prevê 90 dias para a apresentação de propostas, com divulgação do estaleiro vencedor e assinatura do contrato ainda em dezembro deste ano. O primeiro navio deve ser lançado à água em junho de 2026, com o escalonamento das demais etapas de construção dos outros navios até 2028.
O próximo edital focará a construção de navios gaseiros para transporte de gás natural. Esse edital deve ser publicado entre dezembro e janeiro, depois de aprovação pelos conselhos da Petrobras. O plano estratégico 2024-2028 inclui a encomenda de outros 12 navios, atualmente em estudo.
Planos futuros e expectativas da Transpetro
Para completar as 25 unidades previstas, a Transpetro planeja incluir nove navios de porte médio, tipo MR1 e MR2, no plano estratégico 2025-2029, a ser divulgado em novembro deste ano. Esses navios têm capacidade entre 40 mil e 50 mil toneladas.
O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, está confiante de que muitos estaleiros nacionais apresentarão propostas. O diretor financeiro da Transpetro, Fernando Mascarenhas, destacou que os concorrentes que construírem no Brasil terão acesso a financiamento competitivo do FMM, com taxas especiais para o sistema Petrobras.
E HAJA AUMENTO DO RALO DA CORRUPÇÃO. LEMBREMOS DA REFINARIA ABREU E LIMA !!! QUALQUER SEMELHANÇA NÃO SERÁ MERA COINCIDÊNCIA !!!
O Brasil precisar começar a caçar essas empresas familiares golpistas, verdadeiros Oligarcas corruptores…são só 15 conglomerados que precisam serem investigados e enquadrados como assaltantes da república…foram instalados com o advento da famigerada e corrupta Nova República…
Apenas mais uma etapa da roubalheira generalizada que se instalou
Com essa a Petrobrás vai a pique.
Os PTralhas e as bandalhas requentadas.
Isto só é sinônimo de mais desvios.
Qualquer iniciativa do PT tem o único objetivo de desviar dinheiro. Apenas isso.
Vem aí um novo João Cândido , navio que nunca navegou mas custou centenas de milhões de dólares aos pagadores de impostos O navio João Cândido foi batizado por Dilma e Lula e depois voltou ao estaleiro de onde nunca mais saiu, segundo consta, devido aos gravíssimos defeitos de construção que nunca permitiram que navegasse
Imagina quanto vão roubar dos brasileiros! Vão gatunar pelo menos um bilhão de reais por ano
OESTE!!
OffTopic!
TRUMP poderá concorrer a reeleição caso ganhemos esse ano??!
Porquê os Nazifascistas Democratas dos EUA vão querer interpretar a Lei de 1951 que proíbe concorrer por 3 vezes,,,
Pergunta pro CONSTA ou Paulo Figueiredo….Baita matéria!
Quem poderá colocar um BASTA nesse NARCOESTADO, TERRORISTA, PEDÓFILOS e NAZIFASCISTAS???
QUEM!?!
Os antes combatentes contra esses tipos de regimes SOCIALISTAS NAZIFASCISTAS…os EUA…ajudaram a fraude eleitoral de 2022…ameaças aos cága fraldas das Forças Armadas.
Com o apoio de 15 famílias empresários brasileiros ITAu, COSAN, Bradesco, Morro Vermelho, Gerdau, Votorantin, etc etc etc
ATÉ QUANDO Isso…essa patifaria vai durar?!?
CARTAS MARCADAS COMO Sempre!!!
Navios serão…COMO SEMPRE, construídos em Singapura, Coréia do Sul ou China…só uns 4-5 será construído aqui e vão demorar 4 anos para ficarem prontos e TORTOS e instáveis..JÁ VIMOS Esse Filme de terror corrupção.
Não temos SOLDADORES ótimos em quantidade…são poucos os especialistas em soldagem sofisticada. E são custosos devido a essa escassez. Essa corrupção É para fazer politica nos estados do Nordeste e dinheiro para fazer eleições com capital estrangeiro por parte dessas indústrias navais internacionais e com mão de obra semi escravizada.
De novo?
Quem pode botar um freio nessas aberrações?
Alguma dúvida que isto é mais uma fonte para a corrupção petista?
Nada está tão ruim que não possa piorar. Lula 3, a destruição final.
Mais roubalheira vem aí! Desta vez na construção de navios! Corrupção no desgoverno à vista!