O Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira, 17, redução de 10% na alíquota do imposto de importação cobrado sobre eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. De acordo com o governo, a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, desde celulares e computadores até equipamentos médicos, máquinas para panificação, guindastes e escavadeiras. A decisão, tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex), deve ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã, quinta-feira 18. A medida entrará em vigor na próxima semana. Segundo o Ministério da Economia, atualmente as tarifas de importação variam de zero a 16%. Com a redução aprovada, uma máquina sobre a qual incide hoje 10% de imposto de importação passará a ter alíquota de 9%. Para um eletrônico cuja importação exige pagamento de 16% de imposto, este passará a 14,4%. Além disso, no caso dos produtos sobre os quais incide imposto de importação de 2%, a alíquota será zero.
Leia também: “Governo mantém estimativa de alta de 3,2% do PIB em 2021”
A Câmara e o senado aprovaram a PEC 186 na qual, uma das ações é o congelamento do salário do servidor por 15anos. O que se orquestra é o desmonte do serviço público, sucateamento das Instituições e ao final a tão sonhada estratégia liberal da privatização principalmente da Saúde .
A população é cada vez mais punida ou ela se levanta ou vai ser massacrada.
Em menos de trinta dias após o Carnaval, com o novo Presidente da Câmara (Artur Lira), já foram aprovados: autonomia do Banco Central, manutenção do veto do novo marco do saneamento básico, novo marco do gás, novo marco cambial e pec emergencial. Fica muito claro que o Rodrigo Maia boicotova o governo de Bolsonaro.
Bolsonaro 22, indicando 26.
De que ainda o Governo Federal abrir mão de arrecadação, tentando ajudar o País e o Povo, e os governos estaduais aumentarem o ICMS sobre esses itens logo depois da medida entrar em vigor?????