Em uma palestra durante um evento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na quinta-feira 15, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou duramente o socialismo e declarou que a “América Latina está se desmanchando sob o peso de uma ideologia”.
“O socialismo com base no marxismo é o maior equívoco intelectual que a sociedade já cometeu. Causou 60, 70 milhões de mortes na grande fome da China, 30 milhões de mortes na grande fome da Rússia, depois mais 100 milhões de mortes nas duas guerras mundiais”, declarou. “Vocês estão vivendo isso em tempo real. O socialismo bolivariano do século 21 está aqui do lado.”
Ele fez referência a países como a Argentina e a Venezuela, que sofrem com crises econômicas sem precedentes, com inflação galopante e crescimento da pobreza. No caso da Venezuela, há uma crise humanitária, com um processo de imigração em massa.
“Vocês estão vendo 4, 5 milhões de venezuelanos fugindo para o Brasil. Cadê o paraíso bolivariano? Vocês estão vendo na Argentina. Vocês estão vendo, a América Latina está se desmanchando sob o peso de uma ideologia”, declarou.
O ministro também comparou o socialismo com o nazismo. Disse que “eram todos socialistas”, e as duas ideologias “gostam de dirigismo”. “Na política, o socialismo foi avassalador. Ele varreu corações no mundo inteiro, provocou guerra, dividiu povos. Se você pegar, até o nazismo é o nacional-socialismo. Era uma reação conservadora aos socialistas.”
‘Fora das quatro linhas’
Sobre a situação política do Brasil, Guedes declarou que “tem sempre alguém fora das quatro linhas”, fazendo referência a integrantes dos Três Poderes que agem em desacordo com as normas constitucionais.
“Tem sempre alguém fora das quatro linhas. Tem sempre um que pula o muro, sai correndo lá fora e fica fora da caixinha, cometendo excesso. A democracia vai lá, tem que pescar o cara e botar para dentro de novo, para dentro da caixinha. Toda hora tem alguém, seja no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, tem sempre alguém que pula fora da caixinha”, declarou.
De acordo com o ministro, “o aperfeiçoamento institucional é justamente corrigir esses excessos”. “O ideal é que cada Casa [Executivo, Legislativo e Judiciário] controlasse quem comete o excesso. Se o deputado está xingando todo mundo, a Casa vai e suspende o cara.”
Guedes proferiu palestra durante a cerimônia de premiação da 5ª Edição do Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea — Roberto Campos. Criado em 2018, o prêmio incentiva a produção e o debate científico sobre planejamento governamental e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social sustentável do país.
O vídeo com a palestra foi publicado no YouTube, no canal do Ipea: a palestra de Guedes começa aos 27 minutos.
Não por acaso somos conhecidos por América latrina.
Latrina dos EUA
Latrina da Europa
Latrina da China
As urnas foram fraudadas pelo “perdeu, mané”, o bandido foi solto pelo Faxina e nos calamos perante o rottweiler careca. Resultado: socialismo para o Brasil.
Ainda espero, junto com outros milhões de brasileiros, que as Forças Armadas intervenham.
Eh uma VERGONHA o que o Sr. Cabeça de Roll On faz, o Brasil precisa URGENTE DE DEMOCRACIA E RESPONSABILIDADE!!
Tem muita gente a ser devolvida para suas devidas caixinhas ou serem levadas para gaiolinhas de segurança máxima. Agora só falta a chegada do peru antes da ceia do Natal que se aproxima. GLO… GLO… GLO… GLO…
Que troca hein ?!
Paulo Guedes pelo postezinho…
Seguremos as calças e que Deus nos ajude.
Povo ira viver como escravo – trabalhar para sustentar os politicos
Obrigado Dr.Paulo Guedes, sentiremos saudade do senhor no comando da economia.
O caminhão da mudança ainda não saiu e não sairá, visto que não haverá novo inquilino nos próximos quatro anos, viu seo gazela saltitante. Aguardamos vários caminhões verde oliva para breve ocuparem as ruas do Brasil. Estes sim, chegarão cheios da mudança que nós os patriotas e brasileiros que amam o Brasil almejamos. Aguardem que chegarão em breve, já estão a caminho.
Quem é o gazela saltitante, seu filhodeumaputa? Que porra de caminhões verde-oliva que só otários como você acriditam nessa estorinha, imbecil. Patriotário!
Você e seu namorado daí de cima, seu corno. Corno patriotário.
KKKKK, QUEM VIVER VERÁ, KKKKK
Continue esperando Godot por aí, seu patriotário.
O mundo está desmanchando. O socialismo avança até nos USA. É o fim da civilização.
Concordo.
Isso daí, pelo menos o que foi dito neste curto texto, não precisa de ser um economista do nível dos economistas da rede globo, para entender o que o Guedes disse. É o óbvio. Agora quero que o Guedes tire uma dúvida que muitos estão tendo: Todos sabem que ele mora na granja do Torto, o caminhão de mudança também já chegou por lá? Outra coisa: O que esse Bolsonaro está a fazer com esses pobres espíritos que estão há 45 dias, tomando sol e chuva, alimentando expectativas incertas, tudo isso é de uma crueldade sem tamanho. Diga logo que vai entregar o cargo para o bandido e deixe de ser covarde com esses pobres coitados!
Parei nos economistas do nível da rede globo …qual? Miriam porquinho? Sao todos lixo…
Tens razão ministro Guedes! Apenas adiciono que além da América Latina está desmanchando sob o peso de uma ideologia e “a COVARDIA de alguns”…