O Ministério da Fazenda cancelou o anúncio de novas medidas relacionadas às parcerias público-privadas (PPPs). A apresentação estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira, 10, pelo ministro Fernando Haddad.
O pacote para as PPPs e as concessões já está pronto, segundo afirma o ministério. A decisão de suspender a apresentação é porque Haddad passará a semana fora do país.
Conforme a pasta, a divulgação da nova data ficará para depois da viagem da delegação do governo brasileiro para a China. O ministro estará na comitiva. O retorno previsto é para o domingo 16.
As novas regras terão o objetivo de estimular projetos de infraestrutura no país em obras públicas. A ideia é que a União seja garantidora das obras de mobilidade urbana, saneamento, saúde e educação em Estados e municípios.
Mercado projeta nova alta da inflação
O Boletim Focus, divulgado hoje pelo Banco Central, faz nova projeção de alta da inflação para 2023. De acordo com os analistas de mercado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechará em 5,98%, ante 5,96% na semana passada.
Desde que o presidente Lula assumiu o governo, a projeção do Focus para a inflação aumentou por 11 semanas seguidas e, há duas semanas, teve uma projeção de estabilidade. E, então, voltou a aumentar.
Para 2024, a projeção também é de alta da inflação, para 4,14%, ante 4,13%, na semana passada. Para 2025, os analistas mantiveram a projeção do IPCA em 4%.
A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) também avançou, passando a 0,91%, ante 0,9% há uma semana. Para 2024 e 2025, no entanto, o mercado vê possibilidade de recuo do crescimento da economia. Para o ano que vem, a projeção caiu de 1,48%, na semana passada, para 1,44%, nesta semana, e, para 2025, de 1,8% para 1,76%.
Quanto à taxa de juros, os analistas mantiveram a projeção que vem sendo feita há oito semanas, de 12,75%. Atualmente a Selic fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) está em 13,75%. Para 2024 e 2025, os analistas também mantiveram as projeções: de 10% e 9%, respectivamente.
Para o câmbio, mantém-se a projeção de dez semanas, de que o dólar deve chegar ao fim do ano valendo R$ 5,25.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Ele sabe explicar ou kkkk
Parcerias-público-privadas com o DNA petista, ou seja CORRUPÇÃO. Quem será o primeiro empresário desatinado p fazer parceria com esse desgoverno???? Haddad um fiasco como Ministro da Fazenda. POSTE
Seguramente é a oficializar a corrupção, desta vez às claras e com apoio total DO STF COMUNISTA.
Hmmmm sei…
Parcerias publico-privadas ao estilo “Odebrecht”.
Ja vimos este classico filme em tragedicomedias passadas (2002 – 2016).
Esse Haddad é um verdadeiro prego !
Esse é o famoso boneco de ventriloco: Enfia a mão com 4 dedos no rado dele, que ele passa a falar o que o Luladrão mandar!
Qual o empresario vai ter coragem?
Estou para ver qual será o primeiro maluco a fazer parceria com um desgoverno desse aí.
Só se for para levar vantagem em tudo, certo?
Boa! Esse ginasiano abaixo da crítica em matéria de economia, continua fazendo jus ao seu currículo de poste, com louvor,
agora com mais essa missão dada pelo molusco decrépito!