O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta quinta-feira, 13, que o governo federal planeja enviar ao Congresso Nacional, antes do Carnaval, um projeto de lei que isenta do pagamento do Imposto de Renda aqueles que recebem até R$ 5 mil mensais.
A medida é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi retomada no fim do ano passado. A decisão de Haddad contrasta com a declaração recente do ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, que afirmou não haver prazo definido para o envio desse projeto ao Legislativo.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Haddad afirmou que, dos três projetos prioritários do governo, dois já estão prontos para ser encaminhados rapidamente. Além da isenção do Imposto de Renda, o novo crédito consignado privado é uma dessas prioridades.
O novo crédito consignado está previsto para começar a operar até o dia 15 de março por meio do eSocial, plataforma que registra informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores.
Diferentemente do consignado disponível para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a nova modalidade não estabelecerá um teto para as taxas de juros, que serão reguladas por uma medida provisória.
Haddad diz que já concluiu proposta para compensar isenção
O ministro da Fazenda afirmou que a equipe econômica já concluiu a proposta de compensação para a isenção do Imposto de Renda, que recebeu o aval de Lula.
Não foi divulgada uma estimativa oficial sobre o impacto dessa isenção no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A Secretaria de Política Econômica, ligada à Fazenda, reduziu recentemente a projeção de crescimento do PIB para 2024, de 2,5% para 2,3%.
Além disso, Haddad rebateu críticas de que o novo crédito consignado poderia estar em desacordo com a política do Banco Central. O órgão busca conter a inflação por meio do aumento das taxas de juros, atualmente fixadas em 13,25% ao ano.
“Não se pode misturar uma pauta estrutural de diminuição do spread bancário com uma questão momentânea que está sendo resolvida”, afirmou o Haddad.
Datafolha hoje, 14/02/2025.
“Aprovação de Lula cai para 24%, pior marca de todos os seus mandatos, mostra pesquisa” Reprovação aumentou de 34% para 41% em dois meses, segundo levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira, 14. “Não falta coragem no Lula. Ele tem coragem para fazer o que está fazendo. A prática é o critério da verdade. Analisem o Lula pela prática do Governo e não pelo discurso. Não está dando certo, não pode dar certo e é importante que não dê certo. Nós estamos defendendo o capitalismo financeiro” A alta casta do Judiciário vai mandar a prestimosa e dócil PF prender os pesquisadores do Datafolha, os Redatores, os ” jornalistas ” da Folha de São Paulo, dona do UOL? ” E eu vou morrer de rir, que esse dia há de vir antes do que você pensa ” SALVEI por óbvio, UOL.
E aí, Leo Saraiva? Apoia essa palhaçada do Taxadd?
Politicos sempre fazem TEATRO pra enganar a população, TODOS SÃO TRAIÇOEIROS e CORPORATIVISTAS. Só quando RESPEITAREM E FIZEREM CUMPRIR A CONSTITUICAO acreditarei. COMECEM CRIANDO UMA LEI QUE RECOLHA/TOME/CORTE/DESAPROPRIE/REPATRIE/EMBARGUE OS GANHOS DE SERVIDORES ACIMA DO TETO CONSTITUCIONAL. Ah e coloquem o voto com impressão auditavel (coisa que não querem) e façam um pente fino nas contas de todos os ocupantes de cargos publicos e seus familiares. Aí sim eu volto a acreditar em alguma coisa.