O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, demonstrou forte irritação e nervosismo ao falar com a imprensa durante uma coletiva nesta segunda-feira, 30.
Questionado sobre a meta de déficit fiscal para 2024, Haddad não quis responder se ela será alcançada ou não.
Durante a coletiva, Haddad chamou os jornalistas de “queridos” e “queridas” de forma debochada.
Ele também mandou uma jornalista “fazer o seu trabalho” quando questionado sobre uma empresa específica.
Na última pergunta Haddad se recusou a responder, levantando-se e saindo da sala.
Haddad diz que Lula não está sabotando o país
Haddad foi questionado sobre as recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o déficit fiscal para 2024.
O ministro da Fazenda se limitou a declarar que o presidente Lula “não está sabotando o país”.
“Quando falam ‘o presidente está sabotando o país’, não [é isso]. O que está acontecendo é que o presidente está constatando os problemas advindos de decisões que precisam ser reformadas ou saneadas”, declarou Haddad.
Saiba mais: Haddad anuncia dois novos diretores do Banco Central
Para o ministro, “não há por parte do presidente nenhum descompromisso, pelo contrário, se não estivesse preocupado com situação fiscal não estaria pedindo apoio da equipe econômica para orientação do Congresso”.
Arrecadação não está acompanhando o PIB, diz Haddad
Haddad declarou que desde julho a arrecadação federal está sofrendo, e não está acompanhando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.
“A arrecadação vem sofrendo por uma série de fatores. A taxa de juros é uma coisa importante, as empresas estão lucrando menos. Mesmo com manutenção do faturamento das empresas, mas com efeito sobre a rentabilidade, isso afeta a arrecadação”, disse Haddad.
Para poder alcançar um resultado de déficit zero em 2024, o governo deverá contar com um aumento significativo da arrecadação.
Serão necessários pelo menos R$ 168 bilhões em receitas adicionais para não fechar as contas no vermelho.
Saiba mais: Haddad recebe líderes do MST para discutir reforma agrária
O ministro salientou como a Fazenda continua na busca do equilíbrio fiscal, não quis responder se o governo está comprometido com a manutenção da meta de déficit zero para o ano que vem.
“Meu papel é buscar o equilíbrio fiscal, porque acredito que o Brasil precisa voltar a olhar para as contas públicas. Eu vou buscar equilíbrio fiscal de todas as formas justas e necessárias. A minha meta está mantida”, afirmou Haddad.
Kkkkkkkk. É muito burro como todos os comunistas deste desgoverno.
Quando um comunista diz “nós não estamos sabotando o país”, é porque eles estão fazendo exatamente isso.
Enganam-se voces que acham que ele nao sabe o que esta acontencendo e que nao tem resposta, e justamente por saber que ele nao pode responder, a resposta todos sabemos, esse governo esta metendo a mao no dinheiro do povo, as contas nao tem como fechar e pra ajudar muitas empresas fechando as porta por nao quererem pagar a conta desse governo corrupto. Isso so vai piorar, infelizmente. Apertem o cinto, o piloto sumiu.
Haddad é como qualquer outro cleptolulopetista: debochado, porém, despreparado.
Entretanto, recebeu a missão de falir o Brasil e, assustadoramente, está conseguindo.
incompetentes e desonestos.
Ficou nervosinho e xingou jornalista? Mas não era Jair Bolsonaro o fascista? Taxad, vai descobrir na marra que o Paulo Guedes era muito bom, e que pra ser economista tem que estudar muito.
É tá fazendo merda kkkk
Agir sempre do mesmo jeito, e querer resultados diferentes, é b…
Parece que as duas aulas de economia que assistiu não foram suficientes..
Viu no que dá obedecer o chefe que mandou rasgar os livros de economia?
É só um pobre coitado iludido que está ferrando com a economia.
INCOMPETENTE, não responde porque não sabe. Não tem resposta decente para questões simples da pasta sob sua competência? Gastaram mais que podiam, querem o BRASIL na lama, mas as benesses deles estão garantidas. Estão distribuindo o dinheiro do povo para companheirada esquerdista, estão enchendo os bolsos. Desgoverno absoluto!
Poste não sabe nem entende nada.
É um poste ! Não entende nada de nada ! Nem de fazer ciclofaixa ! Desgoverno a todo vapor .
Fernando Haddad é uma piada.
Seria cômico se não fosse trágico.
Vagabundo.
O Fernando ‘taxadd” , não respondeu , porque não entende nada de economia . Não chega aos pés do Paulo Guedes.
Só apertar que ele espana.
INCOMPETENTE, simples assim. Não tem resposta e fica na defensiva porque não entende nada de economia. Infelizmente até o pessoal que o assessora também são incompetentes, inclusive a Tablet rsrsrs
Estão totalmente desorientados e perdidos como cegos em tiroteio (desculpa o trocadilho). Em fim, não sabe o que fazer com a pasta sob sua responsabilidade. Mas o dinheiro da companheirada e as benesses destes são garantidas, estão enchendo os bolsos novamente, coitado de quem assumir depois que esse DESGOVERNO sair.
Deve ser culpa do Bolsonaro.