Cotado em quase 112 mil pontos, o Ibovespa terminou o pregão desta sexta-feira, 2, com alta próxima de 1%. Desse modo, o principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), encerra a semana com ganhos de quase 3%.
O dólar encerrou o dia em R$ 5,21. Apesar de ser maior que a cotação de quinta-feira, o número é menor que o valor registrado na sexta-feira anterior: R$ 5,41. Ou seja, a queda de uma semana para outra ficou próxima de 4%.
A alta do Ibovespa durante a semana ocorreu em meio à entrega da PEC da Gastança ao Senado e à sinalização de que a elevação dos juros da economia norte-americana deve diminuir de ritmo.
Jerome Powell, do Federal Reserve (equivalente ao Banco Central nos Estados Unidos), fez uma declaração na quarta-feira sobre o assunto: “O momento de moderar o ritmo de aumento das taxas pode chegar logo na reunião de dezembro”.
De acordo com o Wall Street Journal, vários funcionários da autoridade financeira dos EUA sinalizaram que os juros devem aumentar 0,5% em dezembro, ou seja, um crescimento menor que os 0,75% de acréscimo de novembro.
Quanto à PEC da Gastança, o texto-base chegou ao Senado sem surpresas. A proposta, que pretende elevar o teto de gastos para a próxima gestão à frente do governo federal, começou a tramitar na terça-feira 29, mesma data em que ela foi apresentada na Casa. A celeridade ocorreu em razão de 33 senadores que assinaram o pedido para dar início a apreciação.