O Ibovespa caiu 1% nesta quarta-feira, 7, em meio à reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC) sobre a taxa de juros básicos da economia. O principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou o pregão cotado em 109 mil pontos, e o dólar fechou com praticamente a mesma queda, passando para R$ 5,20.
Depois do fechamento do Ibovespa, o BC divulgou que manteve a taxa de juros no patamar atual: 13,75%. De acordo com Wagner Varejão, especialista da Valor Investimentos, escritório vinculado à corretora XP, a decisão está em linha com as expectativas do mercado.
Na avaliação de Varejão, o espaço para a redução deve se formar em 2023. “A inflação está desacelerando, e a tendência natural seria iniciar um ciclo de queda a partir de meados do ano que vem”, explicou. Contudo, ele acredita que o BC ainda aguarda os desdobramentos da PEC da Gastança.
“É preciso ver ainda qual será o valor acima do teto aprovado para o ano que vem, os nomes da equipe econômica do próximo governo e, mais importante de tudo, qual o arcabouço fiscal que vigorará no Brasil”, comentou. “Temos de saber dessas questões para entender até que ponto a política monetária poderá se tornar menos restritiva e os juros voltarem a cair.”