O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou o pregão desta sexta-feira, 10, em alta de quase 1,4%, aos 107,7 mil pontos, em franca recuperação depois de um tombo de quase 2% na véspera.
Com o resultado, o indicador emenda a segunda semana consecutiva de ganhos. Por outro lado, no acumulado de 2021, o Ibovespa ainda registra queda de mais de 9%.
O dólar, por sua vez, terminou a sessão em alta de 0,7%, negociado a R$ 5,61, com os investidores reagindo aos dados de inflação dos Estados Unidos em novembro (a maior no acumulado de 12 meses desde 1982).
Mais cedo, o Departamento do Trabalho dos EUA informou que a inflação registrou crescimento de 0,8% em novembro, na comparação com outubro, chegando a 6,8% no acumulado dos últimos 12 meses. Segundo a Reuters, o mercado esperava um índice um pouco menor, de 0,7%.
No cenário interno, a inflação oficial medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,95% em novembro, apresentando uma desaceleração em relação ao mês anterior. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste ano, a moeda norte-americana acumula valorização de mais de 8% em relação ao real.
Ontem, o dólar fechou em alta de 0,7%, vendido a R$ 5,57. Também na quinta-feira 9, o Ibovespa teve perda de 1,6%, aos 106,2 mil pontos.