O principal Índice da Bolsa de Valores do Brasil, Ibovespa, encerrou o pregão zerando os ganhos deste ano nesta sexta-feira, 3. A cotação do indicador caiu para pouco mais de 108 mil pontos. Ou seja, 1% menos que no último dia de negociações de 2022.
Ao mesmo tempo, o dólar comercial disparou e terminou o pregão no maior valor da semana: praticamente, R$ 5,15. Assim, houve um aumento de 2% sobre o dia anterior. Em relação à cotação final da sexta-feira anterior, a alta chegou ficou próxima 1%.
Os maus resultados na Bolsa de Valores do Brasil ocorreram um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer novos ataques à autonomia do Banco Central.
“Vou esperar esse cidadão Campos Neto terminar o mandato dele para a gente fazer uma avaliação do que significou o Banco Central independente”, disse Lula. A gestão do presidente da autoridade monetária termina em dezembro de 2024. A partir daí, o petista poderá indicar um novo nome para o cargo.
“O que acontece é que a gente conversava”, disse o político. “Este país está dando certo? Este país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não. Então, eu quero saber de que serviu a independência.”
Leia também: “Um Governo de más notícias”, artigo de J.R. Guzzo para a Edição 150 da Revista Oeste
É só eLe abrir a boca para destruir o país. não precisa fazer mais nada.