-Publicidade-

Indústria tem o resultado mais fraco da década em abril

Indústria tem resultado mais fraco da década em abril.
Indústria teve o pior resultado da década em abril | Foto: Domínio público
Indústria teve o pior resultado da década em abril | Foto: Domínio público | cni - abril - resultados

Segundo a Confederação Nacional da Indústria, indicadores apresentaram os menores níveis desde 2010

cni - abril - resultados
Indústria teve o pior resultado da década em abril | Foto: Domínio público

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou nesta terça-feira que a queda da demanda de consumo, causada pelo confinamento social, afetou o faturamento das empresas, as horas trabalhadas na produção e a utilização da capacidade instalada da indústria “de forma sem precedentes”.

De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais de abril, todos esses índices tiveram diminuição recorde e registram os menores níveis de toda a série histórica, iniciada em 2010. O emprego industrial foi o menor desde 2004. Em março, os três índices já haviam caído.

A indústria teve perdas de 23,3% do faturamento, queda de 19,4% nas horas trabalhadas na produção e redução de 2,3% no número de empregados em abril, em relação a março deste ano. A utilização da capacidade instalada caiu 6,6 ponto porcentual em abril se comparada à de março e 8,2 ponto porcentual em relação a abril de 2019.

Para a CNI, abril foi o pico da crise, pois foram adotadas medidas de confinamento social na maioria das grandes cidades durante todo o mês. A expectativa é que a economia comece a retomada ainda em  junho, mas, já na pesquisa de maio, é possível que o cenário industrial apresente leve melhora, com a redução das restrições no fim do mês em algumas localidades.

Pesquisa do IBGE também apontou queda da produção industrial em 13 de 15 locais pesquisados no Brasil.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.