A partir de 25 de janeiro, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão receber sua aposentadoria com o reajuste anual. Quem recebe um salário mínimo, por exemplo, vai ter o aumento acima da inflação.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Os depósitos vão ser feitos conforme o número final do beneficiário — sem considerar o dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas do benefício com dígito final 1.
No calendário de 2024 constam pagamentos de dezembro de 2023, que ainda não foram depositados. Para aqueles que recebem até um salário mínimo, os depósitos referentes a dezembro do ano passado vão ser realizados até segunda-feira 8. Já o pagamento referente ao mês atual ocorrerá de 25 de janeiro a 7 de fevereiro.
Ao todo, 39 milhões de beneficiários serão pagos pelo INSS
No total, mais de 39 milhões de beneficiários vão receber pelo INSS. Destes, 5,6 milhões são assistenciais e 33,3 milhões previdenciários.
Leia também: “Saques de precatórios começam a ser liberados para aposentados”
De acordo com levantamento feito pelo INSS, o número de pessoas que recebem até um salário mínimo é de 26,1 milhões. Os que ganham acima do piso nacional somam 12,8 milhões de pessoas.
Os segurados podem consultar os valores no site Meu INSS. Depois de fazer o login, na tela inicial, o cidadão deve clicar no serviço de “Extrato de Pagamento”.
Leia mais: “Federação Brasileira de Bancos critica ministro de Lula: ‘Prejudica os aposentados'”
Caso a beneficiário não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Na ligação, é preciso informar o número do CPF e confirmar as informações cadastrais para evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Leia também: “Trabalhadores não devem ter o direito de rejeitar imposto sindical, diz ministro Marinho”