Inteligência artificial permitiu nova descoberta no pré-sal, informa Petrobras

Segundo a estatal, a porção está em poço pioneiro do bloco Alto de Cabo Frio Central, a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro
-Publicidade-
Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos
Plataforma da Petrobras na Bacia de Campos | Foto: Divulgação/Petrobras

A Petrobras informou na última sexta-feira, 1º, a descoberta de uma nova acumulação de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos. Segundo a estatal, a porção está em poço pioneiro* do bloco Alto de Cabo Frio Central.

O poço está localizado a 230 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, em profundidade de mais de 1,8 mil metros.

A descoberta foi feita por meio de perfis elétricos e amostras de óleo. As análises laboratoriais serão realizadas posteriormente, enquanto as atividades de perfuração do poço serão feitas até a profundidade final.

-Publicidade-

De acordo com a Petrobras, o resultado é fruto de uma estratégia bem-sucedida de utilização de dados e aplicação de soluções em inteligência artificial e big data. A iniciativa foi potencializada pelo uso de supercomputadores e recursos de High Performance Computing (HPC). Isso permitiu, segundo a petrolífera, o processamento de dados em tempo real, o que facilitou a tomada de decisões.

A Petrobras é operadora do bloco e detém 50% de participação do ativo, enquanto a BP Energy Brasil, sua parceria, detém a metade restante.

*Geralmente, é o primeiro poço perfurado quando se busca petróleo ou gás natural.

Hora de dar tchau

O empresário Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, desistiu de ser indicado para o Conselho de Administração da Petrobras. A decisão foi anunciada no sábado 2, horas depois de o rubro-negro perder a final do Campeonato Carioca para o Fluminense.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.