Clientes do Itaú relataram uma série de problemas com suas contas nesta quinta-feira, 3. Além de erros em seus extratos, correntistas queixaram-se de saques não identificados, entrada de dinheiro não especificado e “sumiço” de saldo na conta. Em vários casos, pagamentos feitos foram estornados.
“Sumiu dinheiro da minha conta no Itaú”, escreveu um usuário no Twitter. “É erro do Itaú? Meu saldo aumentou R$ 129 do nada”, publicou outro correntista do banco. “Meu Deus, o Itaú bugou de vez. Paguei minhas contas ontem e do nada o dinheiro voltou todo para minha conta”, ressaltou um cliente.
Correntistas ainda relataram dificuldade para acessar o aplicativo do banco. “O banco bloqueou o acesso ao app, não estou conseguindo acessar”, disse uma correntista. Em nota, o banco que está “atuando para corrigir o problema de intermitência que afeta seus sistemas.” O Itaú lamentou o transtorno.
O que gerou o problema do Itaú?
Segundo o banco, o problema está relacionado a “um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes”. A instituição financeira comunicou que a pane “não tem relação com quaisquer eventos externos” — ou seja, não ocorreu nenhum tipo de ataque.
Há previsão de restabelecimento?
O banco não informou um prazo para o restabelecimento do sistema.
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Não consigo abrir aplicativo no celular. Meus compromissos de hoje ?
Inadmissível uma falha dessas numa instituição milionária como o Itau. Nenhum cliente consegue instalar a atualização do App que foi imposta pelo banco já que a versão anterior que era excelente foi tirada do ar. Se impuseram esse novo App fica claro q nai foi testado e se foi que demitam todo departamento de TI pelos transtornos causados aos milhões de clientes.
Depois das explicações do banco eu fiquei mais tranquilo. Cheguei a pensar que hackers russos estavam se voltando para instituições mais vulneráveis.