O Julius Baer Family Office, líder entre os gestores independentes de fortuna no Brasil, anunciou mudança em seu comando. Fernando Vallada, que liderava a área de “advisory”, substitui Jan Karsten. Desde 2018, Karsten comandava a instituição. Naquele ano, o Grupo Julius Baer se integrou a outras duas grandes operadoras do mercado, Reliance e GPS, dando origem ao Julius Baer Family Office. Karsten, então CEO da GPS, permaneceu à frente dos negócios.
Em nota divulgada à imprensa, o grupo afirma que a mudança na gestão abre caminho para o cumprimento de “ambiciosas metas de crescimento do Julius Baer para o Brasil e cria uma franquia nacional mais dinâmica do banco, sob uma única liderança”.
Em outra alteração do organograma, Rodrigo Bonfim, diretor de desenvolvimento de negócios e estratégias para as Américas, foi promovido a CEO-adjunto. Ele e Vallada vão se reportar a Beatriz Sanchez, chefe da região Américas. Segundo ela, o Brasil é o mercado em que o Julius Baer vislumbra o maior potencial, e por isso existe grande disposição em continuar investindo.
Julius Baer desde 1890
O grupo suíço Julius Baer começou a atuar no setor de private bank em 1890 e se expandiu para os principais centros financeiros do mundo. Com sede em Zurique, mantém escritórios em pontos estratégicos, como Dubai, Frankfurt, Genebra, Hong Kong, Londres, Lugano, Mônaco, Montevidéu, Moscou, Singapura e Tóquio.
No Brasil, a transformação em Julius Baer Family Office envolveu um grande processo de integração, visando à prestação de serviços de consultoria e gestão de patrimônio para pessoas físicas, family offices e multi-family offices.
Nesse caminho, dois parceiros. A Reliance Asset Management, fundada em 1998, adquiriu sólida experiência no mercado de consultoria e gestão de patrimônio. E a GPS Investimentos, em operação desde 1999, era a maior gestora independente de grandes fortunas no Brasil.
Em 2011, o Grupo Julius Baer uniu-se à GPS com o objetivo de fortalecer sua presença na América Latina e aumentar a capacidade de atendimento ao redor do mundo. Sua participação cresceu, e em 2014 tornou-se sócio majoritário, consolidou sua presença no país e já conhecia melhor o mercado brasileiro. Em 2018, a Reliance também passou a fazer parte da instituição, quando o grupo ficou com 95% de participação.
Dessa união de três marcas fortes, de empresas com muitos anos de experiência e modelos complementares, nasceu o Julius Baer Family Office. São 200 colaboradores, consultores, gestores de patrimônio, e estimados R$ 50 bilhões sob sua gestão, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Relacionadas