O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira, 26, que a privatização da Eletrobras foi um “crime de lesa-pátria”. Em seu discurso durante um evento sobre transição energética, Lula afirmou que desejava que a companhia tivesse a mesma relevância que a Petrobras possui atualmente.
“Eu sonhei que a Eletrobras seria uma coisa tão importante quanto a Petrobras neste país”, disse Lula. “Eu sonhei com isso. E é com muita tristeza que eu volto à Presidência da República e encontro a Eletrobras privatizada. Na verdade, não a privatizaram, cometeram um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro entregando uma empresa dessa magnitude.”
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Lula afirmou que é uma mentira acreditar que “destruir” o que pertence ao Estado é benéfico. Ele aproveitou o discurso para enfatizar que retornou ao governo com o objetivo de fazer a Petrobras entender que não é apenas uma empresa de petróleo, mas também de investimentos.
“Então, isso de destruir tudo que o Estado pode fazer achando que o setor privado é melhor é mentira”, declarou. “Setor privado tem que ser bom, e o Estado tem que ser bom. Eu não quero Estado máximo nem Estado mínimo, eu quero Estado que cumpra com a sua função de Estado”, declarou.
Leia também: “Governo Lula pede ao STF prazo maior para acordo em ação contra a Eletrobras”
Lula é crítico da privatização da Eletrobras
Essa não é a primeira vez que Lula critica a venda da Eletrobras. Em março de 2023, ele mencionou a possibilidade de o Estado retomar o controle da empresa, mas reconheceu que essa não seria uma operação simples.
“É uma situação difícil”, afirmou na ocasião. “Sei que já tem fundo que pensa em vender. Mas eu espero, se a gente um dia tiver condições, que a gente volte a ser o dono da maior empresa de energia que este país tem.”
Leia também: “Privatizada, Eletrobras reverte prejuízo e apresenta lucro no 4º trimestre de 2023”
A Eletrobras foi privatizada em junho de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, o governo colocou as ações da empresa à venda e reduziu a participação na companhia de 65% para 42%.
SE ME PERMITIDO FOSSE, EU PRIVATIZARIA ATÉ O PALÁCIO DA ALVORADA !!!
E LULA QUE RECORRESSE AO PROGRAMA MINHA CASA MINHA DÍVIDA !!!
A Vale antes da privatização era um sumidouro de recursos.
Esse ser desprezível com empresas estatais quer apenas arrumar emprego pra companheirada.
O Estado é o pior empresário do mundo em qualquer regime de governo, se for da esquerda o desastre é garantido.
MEU É INACREDTÁVEL COMO PODE UM LADRAO DESSES FICAR INDGNADO COM PRIVATIZAÇOES,ESSE VÉI ASQUEROSO…SE UMA EMPRESA PÚBLICA É INEFICIENTE E COMEÇA DAR PREJUIZOS É MELHOR PRIVATIZAR E DIEXA-LA NAS MAOS DE GESTORES PRIVADOS COMPETENTES..
DO QUE NAS MAOS DESTE DESGOVERNO CORRUPTO,QUE SÓ QUER AS EMPRESAS PÚBLICAS PRA FAZER DE CABIDE DE EMPREGO PARA OS CUMPANHEIROS LARÁPIOS QUE NEM ELE..
Por wue a Oeste continua dando rspaço ao ladrso?
Sò fala asneira.
NÉ É PRA ACABAR…TEM QUE SER TOLERANCIA ZERO PRA CORRUPTOS
Falou a voz da corrupção! Ladrão, cachaceiro e agora ” REI DA MANSIDÃO” ( marido de mulher que pertence ao meu amigo)!
E tem quem seja especialista em crimes de lesa pátria, na cara de pau, expert em corrupção ativa, passiva, direta, indireta, vertical, horizontal, em cadeia, cruzada, cooperada, terceirizada, através de familiares e amigos, testas de ferro, laranjas, etc, etc, etc, etc
Todos sabemos o que foi realmente crime de lesa-patria nesse país
Esse ladrão velho tem um anus no cara, ao invés de uma boca. Só diz fezes e Lesa-Pátria foi ele ter sido colocado na presidência novamente… Não sabe nem falar (privatizá a Eletobás)
Ele está destruindo o Estado.
Lulla é crítico de privatizações porque ele e sua trupe são os grandes sanguessugas de nosso País. Eles são como ervas daninhas, que destroem tudo por onde passam. Todas as estatais nas mãos desses vagabundos e péssimos gestores são deficitárias. Mesmo a Petrobrás, com certeza seria bem maior se estivesse nas mãos da iniciativa privada. A Vale é o maior exemplo disto !!!
Perfeito. Outro exemplo foi a privatização da telefonia.
Lesa pátria foi a eleição desse pulha.
Lulle só abre a boca para proferir asneiras.
Lesa-pátria é a existência deste ser abjeto.
Esse safado sem vergonha que roubou a petrobras não é crime de lava pátria?
Crime de lesa-pátria, foi o que o governo do PT fez com a Petrobrás, loteando a empresa para os partidos políticos que apoiavam seu governo e quase quebraram a empresa.
Vcs acham que eles vão privatizar alguma coisa ? Eles Querem é a chave do COFRE