O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu, nesta terça-feira, 14, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Segundo o Palácio do Planalto, a motivação pela remoção de Prates foi a demora de entrega de promessas para o Brasil.
Lula vai nomear Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff, na presidência da Petrobras.
Saiba mais: Petrobras: lucro líquido cai 38% no primeiro trimestre
Prates de despediu nesta tarde de seus diretores e comunicou a mudança no comando da Petrobras.
Insatisfação com comando da Petrobras
O presidente da estatal petrolífera enfrentou nos últimos meses intensa fritura interna no governo, acumulando disputas com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Saiba mais: Prates vai permanecer presidente da Petrobras, por enquanto
O primeiro atrito entre Prates e o governo surgiu na decisão de não distribuir os dividendos extraordinários da Petrobras.
Lula chegou a sondar Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para ocupar o cargo.
Saiba mais: Petrobras e BNDES registram queda nos lucros em 2023
A saída de Prates do comando da Petrobras é uma derrota para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que apoiava a distribuição dos dividendos para ajudar a fechar as contas públicas.
As ações da Petrobras listadas na Bolsa de Valores de Nova York caíram imediatamente mais de 8,27%, após a divulgação da notícia da demissão de Prates.
Se acha o dono da Petrobrás.
Amigos, naturalmente, uma vez que esse “desgoverno” nunca diz a verdade ou age em benefício de seu patrão, o Povo Brasileiro, a razão da saída do advogado potiguar espertalhão tem de ser outra. O grupelho não tolera uma divisão do butim em que a “parte do leão” não fique para o Pinguço. Ademais, esse presidente da Petrobrás (que também atua como empresário na área petrolífera) já encheu suas malas o suficiente.
E ladrao demitindo ladrãozinho porque queria roubar menos
Um incompetente a menos. Vai tarde.
Se tivesse sido privatizada, nada disso estaria acontecendo e a administração privada estaria elevando a petroleira como uma grande empresa séria, sólida e lucrativa.
De praxe o ensaiado para dar lugar a outros outras promessas… e segue o cicloide …
Isso, ele quer voltar a cena do crime e falir a petroleira, indicando suspeitos, talvez comprem nova refinaria nos EUA…..rumo a quebradeira .
A quadrilha famigerada começou a se desentender ,mas indicar alguém que já trabalhou com Dilma é assumir a incompetência…
Deve indicar Zé Dirceu.
Sai um paspalho entra um otaria incompetente