Dinheiro? O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, falou sobre a possibilidade de a Venezuela pagar a dívida que tem com a instituição de uma forma diferente.
Em entrevista concedida nesta semana ao Roda Viva, programa da TV Cultura, Mercadante, que é filiado ao PT, afirmou que o governo de Caracas sugeriu de, em vez em de envolver dinheiro, o “pagamento” em aberto com o BNDES ser feito por meio de fornecimento de energia elétrica e de petróleo.
Leia mais:
A energia elétrica seria específica para Roraima, Estado brasileiro na fronteira com a Venezuela. Já o petróleo seria, nesse formato de negociação, repassado para todo o país.
Na entrevista, o atual presidente do BNDES deu a entender que pode avançar com esse tipo de negociação. Segundo o projeto Brasil Escola, o uso de mercadorias como pagamento é chamado de “escambo”, uma “modalidade de transação que foi muito utilizada na Idade Antiga e que precedeu a monetarização da economia”.
De acordo com dados fornecidos pelo próprio BNDES, a dívida atual da Venezuela com o banco é de US$ 682 milhões. Na cotação atual, esse valor representa mais de R$ 3,3 bilhões. Em gestões anteriores do PT à frente do Executivo federal, a instituição brasileira financiou obras de estaleiro e metrô no país comandado por Nicolás Maduro.
BNDES e situação econômica da Venezuela
Com dívida bilionária com o BNDES, a Venezuela convive há anos com superinflação. De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o país sul-americano fechou 2022 com inflação de 310%.
Veja o que disse a DW:
Embora o Brasil não tenha imposto sanções diretas à Venezuela, a pressão internacional e a relação com os Estados Unidos desencorajam a importação de petróleo venezuelano. Comprar petróleo da Venezuela poderia prejudicar a imagem do Brasil no cenário internacional e afetar negativamente suas relações com outros países, especialmente os EUA.
O desgoverno vai ter que dar muitas explicações ao mundo por este escambo.
Nosso dinheiro descendo pelo ralo
O Mercadante precisa conhecer um pouco sobre os assuntos dos quais ele fala, nossas refinarias não foram projetadas para refinar a porcaria do petróleo da Venezuela. quanto à energia elétrica paramos de comprar porque eles não tem para vender.
Esse, quando o pau tava troando, saiu de fininho pra não ser alcançado.
Agora volta pra isso.
Triste país.
O arrogante Mercadante vai ao ridículo e reinventa o escambo e deveria nomear o Brucutu diretor deste lixo que se tornou o BNDES … vai lamber xuxu idiota.