publicidade
Política

Governo Lula quer retomar compra de energia da Venezuela

Petista tem o objetivo de aproximar o Brasil de Caracas

Lula
Lula é aliado do regime chavista | Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva estuda retomar a compra de energia da Usina Hidrelétrica de Guri, na Venezuela, para o abastecimento do Estado de Roraima. Ele proferiu a declaração na segunda-feira 8, durante entrevista à CNN Brasil.

De acordo com Silveira, o objetivo é restabelecer o diálogo com Caracas, já que o Estado de Roraima é o único que ainda se mantém desconectado do sistema interligado de energia nacional. A maior parte do atendimento aos consumidores locais ocorreu até o começo de 2019, por meio da transferência de energia do Linhão de Guri.

Receba nossas atualizações

O objetivo de Lula

Jair Bolsonaro Estados Unidos
Interrupção de energia a Roraima ocorreu durante o governo Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O fornecimento de energia em Roraima foi interrompido durante os apagões históricos na Venezuela, que ocorreram nos primeiros meses do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O abastecimento não voltou a acontecer.

O contato, que era quase inexistente entre o Brasil e a Venezuela, tornou-se mais difícil nos últimos anos. Isso porque o governo brasileiro rompeu com a ditadura bolivariana.

Porém, no entendimento do ministro, o “extremismo ideológico” prejudicou os consumidores brasileiros como um todo. Depois do corte, Roraima passou a contar com usinas termelétricas movidas a óleo combustível e a gás natural. Em 2021, o governo Bolsonaro inaugurou mais uma termelétrica no Estado, a Jaguatirica II.

De acordo com Silveira, a energia proveniente da Venezuela custa cerca de R$ 100 por megawatt-hora (MWh) e tem um benefício ambiental, por ser totalmente renovável. “É uma insanidade deixarmos de usar energia limpa para queimarmos energia fóssil, é mais cara.”

Na segunda-feira 15, Silveira vai se encontrar em Brasília com o secretário-executivo da Associação Latino-Americana de Energia (Olade), Andrés Rebolledo, para discutir possibilidades de integração energética.

Leia também

Leia mais sobre:

4 comentários
  1. José Antonio Debon
    José Antonio Debon

    A energia vinda da Venezuela deixou de ser comprada por conta dos sucessivos apagões e quedas de fornecimento. Mar Roraima agora já tem em operação a termoelétrica Jaguatirica II movida a gás natural do campo de azulão. Outras termelétricas movidas a óleo de palma já foram contratadas e estão em construção, de modo que a iniciativa privada está resolvendo o problema de energia de Roraima. Portanto o tal linhão de Tucuruí que a mais de 10 anos esta parado por conta do Ibama que não libera uma travessia de uma terra indigena vai se tornar desnecessário.

  2. Ivin
    Ivin

    Dar dinheiro, assim, do nada, com desculpas esfarrapadas, pra gente que tem O SANGUE DE SEU PRÓPRIO POVO NAS MÃOS É IMORAL!

  3. Vitor silva ribeiro
    Vitor silva ribeiro

    Por que a matéria não fala que a energia da usina de Guri chega a ser 10x mais barata, e os custos da energia não renovável utilizada em Roraima e repassada aos consumidores do país todo.

    1. J.renato
      J.renato

      A Revista tem que dispensar esses infiltrados. Não é a primeira vez que percebi que o redator deu um jeitinho de não contar tudo. Monstro se elimina quando ainda pequeno. A Oeste vai começar a perder assinantes já, ja

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade