O mercado financeiro elevou a prévia para a inflação pela quinta vez seguida. A projeção aparece semanalmente no Boletim Focus do Banco Central (BC), por meio da estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Na edição mais recente do documento do BC, publicada nesta segunda-feira, 28, o mercado aumentou a prévia da inflação para 5,91%. Os dados refletem a pesquisa feita na semana anterior à publicação do Relatório Focus.
As constantes elevações da prévia para a inflação começaram a ser divulgadas na primeira segunda-feira depois do resultado do segundo turno das eleições de 2022. O mercado segue apreensivo com as escolhas para a condução econômica e fiscal do futuro novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos pontos de tensão é a Proposta de Emenda à Constituição que ficou conhecida como PEC da Gastança. Por meio dela, o futuro governo pretende elevar em R$ 200 bilhões o teto de gastos. Além disso, Lula ainda não divulgou os nomes escolhidos para liderar os ministérios da Fazenda e da Economia.
Publicado toda segunda-feira, o relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.
Os mercados têm de decidir. As urnas foram fraudadas e Bolsonaro é o presidente. Medo do STF?
O pior dessa tragédia anunciada, já que não houve escolha democrática através do voto, o Xandão decidiu por todos, o energúmeno descondenado vai fazer todos sofrerem esse mau nefasto. Para o investidor, tudo corre as mil maravilhas, mas para nós mortais é péssimo.
É pra ficar mesmo !
Vai ser uma tragedia anunciada