O Relatório Focus desta segunda-feira, 2, apresentou um aumento na projeção do mercado financeiro para a inflação e para a taxa Selic em 2023. Este documento é divulgado pelo Banco Central e representa uma reunião das expectativas gerais de bancos e consultorias para diversos elementos da economia.
A mediana das estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 5,23% na semana passada para 5,31%. Caso esse dado se concretize, isso significaria o descumprimento da meta estabelecida pelo Banco Central para este ano. Essa foi a terceira semana seguida na qual a previsão foi elevada.
A expectativa é semelhante para a taxa de juros básica da economia brasileira, a Selic, que foi de 12% para 12,25%.
Nova postura econômica
Em meio a essa insegurança do mercado, Oeste noticiou que Fernando Haddad (PT) tomou posse na pasta econômica do governo Lula e criticou seu antecessor, Paulo Guedes, durante a cerimônia.
Segundo o ministro, as medidas econômicas do governo Bolsonaro “não apenas contrariam o bom senso, foram deliberadamente irresponsáveis para tentar evitar o inevitável”. Para Haddad, o que o Brasil precisa “é de uma política ganha-ganha para o povo e para os investidores”.
Haddad ainda prometeu que irá apresentar, durante sua primeira semana de governo, as medidas econômicas necessárias para retomar a confiança de investidores.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Esse cara é tal economista quanto um estagiário de faculdade, onde se viu criticar um dos maiores economista do Mundo, eleogiado por diversos economistas mundiais, onde colocou o Brasil como o 1o País com a menor taxa de inflação em 2022, estamos Fudidos com este senhor, professor do ensino básico.
Fernando Hadad na pasta da Fazenda e um Asno é a mesma coisa. Sem querer ofender o Asno, logicamente.
Paulo Guedes falou que em 6 meses Brasil se torna uma Argentina e 1 ano Venezuela com governo petista, acho que ele vai acertar! Kkkkk
Acho que ele vai errar! Em 3 meses o Brasil se torna uma Argentina e 8 meses uma Venezuela. E esses, com o nosso dinheiro, ficarão melhor que o Brasil.
Há alguns meses dei um prazo de 3 meses para a squierda radical destruir o Brasil, porém, basta um mês.
A economia está derretendo com as falas dos quadrilheiros e seu chefe.
Pior foi ter um vice traíra, muito mais pior ainda é que esse vice foi um general.
Só o king kong um da coreia para dar jeito…
Para retomar a confiança de investidores ele deveria renunciar o mais cedo possivel.
6 meses…
e R.I.P. Brasil.
Aquele que foi sem nunca ter sido.
Faz o “L” aí!