Depois de 17 semanas seguidas de baixa, o mercado elevou a estimativa da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Banco Central publica a projeção toda segunda-feira por meio do Relatório Focus.
O IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na edição desta segunda-feira, 31, a prévia para o fechamento do indicador em 2022 ficou em 5,61%, ou seja, 0,01 ponto porcentual acima da previsão anterior. Por outro lado a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano se manteve a mesma da semana passada: 2,76%.
Nesta segunda-feira foi a primeira vez que o Banco Central publicou o Relatório Focus, depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. Os dados, entretanto, refletem as expectativas do mercado anteriores ao resultado das urnas.
De acordo com o Banco Central, o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O documento mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de inflação calculados pelo IBGE, crescimento do PIB, câmbio, taxa Selic, resultado da balança comercial e dívida líquida do setor público, entre outros indicadores para o Brasil.
O vento virou…
Agora os maldosos que votaram no governo do mal irão sentir no bolso. O presidente, ex presidiário, ladrão, toma-lá-dá-cá, também vai sentir, mas, certamente, compensará com as altas no imposto que voltarão, a máquina estatal voltará a consumir MUITO dos nossos bolsos. Enfim, estaremos entregues ao eixo México-Argentina, uma Latino-América unida na pobreza e nas privações das liberdades individuais que um governo ruim poderá proporcionar. Quatro anos de sufoco pela frente.
Dai para pior!se deixaram enganar porque quiseram.
É o topo da montanha russa antes de despencar ladeira abaixo porém quando chegar embaixo ou vamos estagnar na lama como uma Colômbia, Chile e Argentina ou descarrilar de vez pra uma Venezuela, Nicarágua…