Wall Street teve melhor desempenho pós-pleito em cem anos e bolsas europeias têm quinta alta seguida
Os mercados financeiros amanheceram animados nesta quinta-feira, 5, depois de Wall Street ter seu melhor desempenho após eleições em mais de cem anos.
O fim do ciclo eleitoral nos Estados Unidos trouxe alívio aos investidores também na Europa, que vê as bolsas do continente subirem pelo quinto dia seguido e terem as maiores altas em 15 dias.
Por lá, os resultados de bancos melhores do que o esperado e a nova injeção do Banco Central da Inglaterra de £ 150 bilhões na recompra de títulos para reaquecer a economia também ajudam o mercado a subir.
O pacote de estímulos americano também deve sair em breve, independentemente de quem ganhe a eleição. A notícia é boa inclusive para o Brasil, já que pode ser boa para as commodities, trazendo liquidez ao mercado em que o país atua fortemente.
Ainda nos Estados Unidos, o Senado bem dividido entre republicanos e democratas também é visto como uma ótima notícia: o presidente que for eleito não poderá ter atitudes muito radicais ou elevar demais o tom, já que nenhum dos partidos conseguiu maioria no comando.
O petróleo cai, ainda pelo temor da eleição de Joe Biden, que prometeu diminuir o uso de combustíveis fósseis.