A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta sexta-feira, 6, a conclusão do acordo entre a União Europeia (UE) e o Mercosul. O acordo cria um mercado comum de mais de 700 milhões de pessoas, com um Produto Interno Bruto (PIB) somado de US$ 22,3 trilhões.
“Quero parabenizar os negociadores pela determinação”, declarou Ursula. “Trabalharam de forma incansável durante anos em prol de um acordo ambicioso e equilibrado, e tiveram sucesso.”
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
“O laço entre a Europa e os países do Mercosul é realmente um dos mais fortes do mundo”, acrescentou. “É um laço que se ancora na confiança, atravessado por uma herança compartilhada com séculos de aprendizagem mútua.”
Ursula disse ainda que o acordo é uma vitória para a União Europeia e que há um valor político importante, para além do peso econômico.
“Hoje estamos tornando a missão em uma realidade”, afirmou. “Estamos estabelecendo essa aliança como nunca antes. Estamos enviando uma mensagem clara e poderosa para o mundo. […] O acordo não é apenas necessidade econômica. É necessidade política.”
Leia também: “Macron critica acordo comercial entre Mercosul e União Europeia: ‘Inaceitável'”
“Esse acordo é uma vitória para a Europa, e ambas as partes são ganhadoras”, continuou. “O acordo reflete nossos valores e o compromisso com a ação climática.”
Acordo com Mercosul era discutido havia mais de 20 anos
As negociações entre os dois blocos começaram há mais de duas décadas. Agora, com o fim das negociações, o acordo entra em uma fase de tradução e revisão jurídica, o que significa que a assinatura final pode levar mais tempo.
Cada país da UE vai precisar aprovar o texto, o que dá à França, liderada por Emmanuel Macron, o poder de bloquear o tratado. Os europeus insistem em garantias de que os produtos comprados não contribuam para o desmatamento.
Ao Comentário do Decio Keher Marques um grande KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK da minha parte………………………….
O acordo é excelente para os membros do Mercosul e bom para a manutenção da democracia na região, a questão é que vivemos uma ditadura escancarada a fingir democrata e isto não se sustenta, europeus não são chineses.
Avisa essa senhora, a Ursula, que ela precisa desinfectar muito bem suas mãos.
O acordo deve ser assinado por todos, inclusive a França, que não assinará. Moral da história: o tal tratado ainda não existe e é apenas propaganda petista.
Pelo visto, parece haver mais intenções políticas e propaganda do que qualquer outra coisa. Aguardemos.
O Brasil com o Lula é sempre um sucesso! Parabéns Lula e viva o Brasil!
Nada de concreto.
Nada aconteceu concretamente além de fotos e declarações. Para ser implementado, o acordo precisa ser aprovado por todos os países signatários e a França já disse que o mesmo é inaceitável. Só por isso já ficaria bloqueado. Mas o PT e a Janja vão dizer dizer aos seus jornalistas estatizados que foi uma grande vitória do Lula. Mentira pura, como sempre, pois sabem que estão perdidos e ferrados.