A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia aumentou a projeção para o crescimento da economia brasileira em 2021. As estimativas estão no Boletim Macrofiscal divulgado nesta quarta-feira, 14. A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 3,5% para 5,3% neste ano.
O aumento se deve à incorporação do resultado positivo do primeiro trimestre, com alta de 1,2% na comparação com o trimestre imediatamente anterior, superando as estimativas de mercado. “O avanço se soma à retomada do crescimento observado nos dois trimestres anteriores, mesmo com o recrudescimento da pandemia de covid-19”, diz o boletim.
Expectativa dos empresários
De acordo com o documento, os indicadores de confiança refletem a melhora na expectativa dos empresários. O otimismo justifica-se pelo crescimento em todas as áreas da economia, em especial no setor de serviços, e boas perspectivas para o segundo semestre, sobretudo por causa da vacinação da população e o fim do isolamento social.
“Conforme o avanço da vacinação em massa, projeta-se crescimento do setor de serviços no segundo trimestre de 2021, que é de importância crucial para a retomada da atividade, do emprego e da renda da população brasileira”, diz o texto.
Leia também: “Depois de registrar alta em abril, prévia do PIB indica queda em maio”