O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu a recompra, pela Petrobras, de refinarias de petróleo que foram privatizadas anteriormente. A declaração foi dada na quarta-feira 27 à agência Reuters.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste.
Ele defende a reestatização como forma de o país alcançar a autossuficiência em derivados de petróleo e não depender mais de importações.
“Estamos trabalhando em várias frentes para isso [autossuficiência]. Uma é reforçar o interesse nosso de política pública de que a Petrobras seja rápida na modernização de seus parques de refino e de que avalie a possibilidade, inclusive, já é pública minha opinião, de que a Petrobras deve renegociar, com as refinarias que foram privatizadas, para que dentro das regras de mercado, ela possa readquirir essas refinarias”, afirmou Silveira.
+ Lula vai a PE anunciar retomada de obras paralisadas com a Lava Jato
A declaração de Silveira foi concedida depois de o ministro participar de cerimônia de assinatura dos contratos de concessão decorrentes do primeiro leilão de linhas de transmissão de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice, Geraldo Alckmin, participaram da solenidade.
Dados do mercado de combustíveis mostram que hoje o Brasil importa 25% do óleo diesel e 15% da gasolina consumidos no país.
Petrobras vendeu quatro refinarias
A recompra de refinarias é uma bandeira do PT e vinha sendo defendida por Lula desde a campanha eleitoral e a transição de governo. Conforme a declaração feita na quarta-feira 27, o ministro Alexandre Silveira já tinha defendido a recompra de refinarias. No começo do mês, falou sobre a intenção de reaquisição da RLAM. Na ocasião, ele disse que a unidade comprada pela Acelen, controlada pelo Mubadala Capital, nunca deveria ter sido vendida.
“A Petrobras deve avaliar recomprar a RLAM. É um ativo histórico e que fez parte da estratégia de desmonte do Sistema Petrobras e nunca deveria ter sido vendido”, disse em nota divulgada no início de setembro.
+ Conselho aprova venda de refinaria da Petrobras
A venda das refinarias atende ao compromisso firmado pela Petrobras com o Cade em 2019, para abertura do mercado de refino. Foram vendidas quatro unidades: RLAM (Mataripe), na Bahia, para o fundo Mubadala; a Reman, em Manaus (AM), para o grupo Atem; a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná, para a F&M Resources; e a Lubnor, para a Grepar.
Refletindo aqui com meus botões (como diz o jargão popular) chego a conclusão que somente lula da silva, o pai dos pobres poderia ter ao seu redor ministros tão ineficientes, incompetentes e incapazes a exemplo deste senhor Silveira (me indiquem um capaz e eu me retrato humildemente) o que o Brasil precisa não é reestatizar refinarias, trocar seis por meia dúzia como citou o Ed Camargo para aumentar produção, aliás sabemos no que dá com empresas administradas pelo poder público em especial de Seu Lula e o PT, mas o que é necessário há tempos é que o Brasil tenha mais refinarias para aumentar a produção e não depender tanto do mercado de importação. Finalizando pensei que Bolsonaro além de péssimo tinha ministros ruins, mas me enganei, foram superados. O que eu não volto atrás é conceder a Bolsonaro e sua estupidez o privilégio de permitir o retorno de Lula e legião no governo deste país.
Bem ao estilo esquerdista: apenas ampliar os cabides de emprego para apaniguados. Nada mais, além disso.
O regime não tem capacidade para construir novas refinarias portanto aumentando a produção de refino do petróleo?
As refinarias mencionadas são produtivas mas não conseguem suprir a demanda. Esse ministro quer trocar o seis por meia duzia, mas com a re-compra das refinarias fica mais fácil para o regime ampliar seu cabide de empregos. Tudo não passa de uma farsa.
Querem recuperar os propinodutos.
Esse aí tentou de tudo ora se eleger senador por Minas Gerais, felizmente o povo mineiro mandou ele ir pastar. Ele foi, exatamente pras pastagens onde não se exige nenhuma qualificação pra entrar, o governo petista.
Poxa que ideia brilhante deve ser um gênio , Até negociar pagar por para produzir no mínimo leva uns quatro anos , mais o que importa a é roubalheira possível com essa tramoia .
Além de pilantra é Burro!! O garante a auto suficiência são os poços de petróleo que pertencem a união!!
Caras dessa laia encarnam qualquer missão desde que agrade o chefe. Não é propriamente burro, é servil !
Quando não se tem metas e objetivos salutares, para melhorar a eficiência ou desenvolver novos projetos, joga-se essas alucinações para ver se os tontos engolem.
Quer dizer que, se compraresm as refinarias de volta, o problema do desabastecimento estará equacionado? Que raciocínio mais “brilhante”!
Deixem-me entender esse raciocínio desse sujeito: As refinarias não estão funcionando? O comprador comprou essas instalações, gastou uma fortuna em sua aquisição, apenas para mantê-las fechadas só para atrapalhar o desgoverno? Que tipo de empresário faria isso? Ahh, já sei, se passar o controle para o desgoverno as instalações serão modernizadas e ficarão altamente eficientes a tal ponto a garantir a auto-suficiência de combustíveis! Mas não as venderam porque não estavem funcionando nos conformes? Ou venderam, só por vender ou se livrar de um abacaxí ineficiente ? Enfim, arrumem um empréstimo – porque dinheiro mesmom não tem – para fazer essa recompra com ágios e tudo mais. Gente estúpida é que não falta nesse desgoverno.
Mais um aloprado…