O renminbi, moeda chinesa, ficou na segunda posição entre as reservas internacionais do Brasil, desbancando euro. O dado consta no mais recente relatório do Banco Central (BC) sobre o assunto, publicado na sexta-feira 31.
“Em dezembro de 2022, a alocação por moedas das reservas se dava da seguinte forma: 80,42% em dólar norte-americano (USD), 5,37% em renminbi (CNY), 4,74% em euro (EUR), 3,15% em libra esterlina (GBP), 2,52% em ouro, 1,86% em iene (JPY), 1,01% em dólar canadense (CAD) e 0,92% em dólar australiano (AUD)”, informou a autoridade monetária.
A ascensão do renminbi é recente. A moeda chinesa sequer figurava entre as reservas do Brasil no relatório BC até a composição referente ao encerramento de 2021, quando ela apareceu com a fatia 4,99%, logo atrás do euro.
Em 2021, o dólar também ficou na primeira posição desse ranking. Nos dois relatórios, o volume da moeda norte-americana se manteve praticamente estável. Contudo, um olhar incluindo outros anos mostra que o dinheiro em circulação nos Estados Unidos está perdendo espaço.
No mês de dezembro de 2020, fim do primeiro ano de pandemia, a fatia em dólar chegava a 86%. E no mesmo período em 2019 — ou seja, antes do coronavírus sair da China — a proporção da moeda norte-americana estava em praticamente 90%.
Comentário grosseiro, ignorante e estúpido.
Os ventos da mudança já começaram… O governo único, a moeda única, os blocos econômicos, o dragão vermelho a queda do povo santo, isso tudo já foi descrito em um livro… Agora basta apenas vocês começarem a estudarem a Bíblia e entenderem que estamos no inicio da terceira guerra mundial. Não vejo muitos que estejam preparados para tais eventos…
Santo aonde, os malditos europeus destruíram meio mundo e usurparam tudo!
Ladeira abaixo esse país….
Ladeira abaixo é o que os europeus (homens brancos) e os nipônicos fizeram lá, dessa vez não, vão levar bomba nuclear, desgracados!
É o tipo de pensamento do gado com titica no lugar do cérebro
Fico preocupada com novo acordo entre o Brasil e a China em que não será mais usado o dólar. Não estou vendo nenhum economista falando ou escrevendo sobre isso. Não estão aumentando o poder da China?
O Brasil sob o comando de um regime Comunista esta mostrando seu favoritismo à moéda do pais comunista tbem integrante do BRICS. As transações comerciais entre Brasil-China utilizam suas respectivas moédas.
Esse foi um golpe baixo dos esquerdopatas petralhas aos esquerdopatas americanos que os ajudaram a burlar e roubar as eleições brasileiras.
É uma decisão do Bacen , portanto , nada a ver com o Governo.
O Brasil nunca se tornará comunista como o gado acha
Tipo de pensamento do gado com titica no lugar do cérebro
Tb acho, nunca se tornará comunista…o problema é que já pulou pra cleptocracia..nem ao menos todos ganham…
Comentário grosseiro, ignorante e estúpido.