A multinacional holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), dona das marcas Pilão e L’Or, comprou os ativos de café e chá do grupo JAV. Em anúncio, nesta sexta-feira, 5, o gigante informou que a marca Café Maratá passará a fazer parte de seu portfólio, o que deve aumentar sua presença no Norte e no Nordeste do país.
+ Leia mais notícias sobre Economia em Oeste
De acordo com o jornalista David Lucena, do jornal Folha de S.Paulo, as negociações começaram em julho do ano passado, mas aguardavam aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A JDE é vice-líder do setor, enquanto a sua nova empresa está em quarto lugar do ranking.
Com a aquisição, a holandesa ganhará força para competir com o grupo 3corações, que atualmente conta com mais de 30 marcas e é a líder do mercado brasileiro de café. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café.
Leia também: “Rota do café especial brasileiro faz sucesso no exterior”
A Maratá é a quarta maior do setor, mas tem uma fatia significativa do mercado no Nordeste do Brasil, região dominada pela marca Santa Clara, do grupo 3corações.
Multinacional aumenta cobertura de café no Brasil
A JDE informou que já tem grande presença no Sul e no Sudeste do Brasil, e o objetivo da compra é aumentar “a escala e a cobertura da empresa no território nacional”. O valor da aquisição não foi anunciado pela companhia.
O grupo sergipano JAV também tem em seu portfólio outras marcas, inclusive no setor de chá, como Café Puro, Chá Maratá e Chá Catellari. A JDE comprou apenas o setor de café e chá da empresa, que deve continuar com a sua presença nos demais segmentos de alimentos, como sucos e achocolatados.
Leia mais: “Brasil já exportou mais de 30 milhões de sacas de café em 2023”
A JDE é uma multinacional subsidiária da holandesa e também norte-americana JDE Peet’s, especializada em cafés e chás. No Brasil, atua com as marcas Pilão, L’Or, Caboclo e Café Pelé.
Contanto que parem de misturar outros cereais ao café para criar peso, estou de acordo.
Mas se analisarmos o conteúdo dos cafés vendidos, sempre tem “Algo a mais” para aumentar o peso (e o preço)…