A Nigéria é o país com a maior atividade em criptomoedas atualmente, segundo revelou um estudo da consultoria Morning Consult divulgado em julho. Segundo a publicação, 55% dos adultos nigerianos afirmam que compram ou vendem moedas digitais uma vez por mês. Os controles de capital e a inflação extrema estão associados a níveis mais altos de uso das moedas digitais.
O país africano é seguido por Turquia (54%), Tailândia (44%), Paquistão (37%), Vietnã (35%), Emirados Árabes Unidos (34%) e Argentina (32%).
O Brasil aparece em 19º lugar com 19% de utilização, enquanto os Estados Unidos ficaram em 28º com 16%. Japão e China aparecem nas últimas posições registrando 7% e 8% respectivamente de adoção.
Os autores do estudo apontam similaridades entre estes países que aparecem no topo da tabela, como a renda média mais baixa e algum nível de controle de capitais. “Alguns países como Turquia e Argentina registraram inflação extremamente elevada em meses recentes, o que também pode estar encorajando o uso de criptomoedas pelo varejo”, registrou a publicação.
O estudo foi elaborado com base em uma pesquisa realizada em 17 nações nos últimos anos. De acordo com a Morning Consult, foram ouvidos mil adultos em cada país.
Nigéria
Há um ano, uma publicação do jornal The Guardian já alertava para o aumento exponencial do uso das moedas digitais no país africano. “O que vem ocorrendo na Nigéria acerca das criptomoedas pode servir de lição para governos de todo o mundo”, resumiu sobre o crescimento desenfreado, “alimentado pela repressão política, controles de moeda e inflação galopante”, destacou o jornal.
O histórico das moedas digitais na Nigéria começou a ganhar destaque em 2017. Em 2020, começou a ficar evidente o apreço dos nigerianos pelas criptomoedas. Na ocasião, jornais já destacavam uma grande emersão da população adulta ao setor cripto, rumo à “verdadeira nação do bitcoin”.
Quanto mais corrupto, mais criptomoedas.
É de se esperar que, em países sem confiança econômica/política e altos níveis de desigualdade social, a população socorra a mecanismos monetários externos como forma de manter o poder de compra de suas reservas. Isso se comprova pelo estudos dos analistas.
Muitas pessoas na Nigéria, cometem crimes cibernéticos. Já recebi vários whats deles, querendo vender alguma falcatrua. Se receberem alguma coisa com o DDI 234, bloqueie e denuncie.