“Mesmo com a covid-19, o setor continua funcionando e cumprindo o papel de escoar produtos para outros países”, afirmou o ministro Tarcísio de Freitas
O Ministério da Infraestrutura informou na quarta-feira 29 que a movimentação de cargas dos portos públicos brasileiros cresceu 6,6% no 1° semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano passado. O cenário positivo é um alento em meio ao surto de coronavírus.
Os dados foram colhidos junto a oito autoridades portuárias, que concentram 80% dos contratos de arrendamentos nos portos nacionais. Durante o período analisado, foram transportadas 168,8 milhões de toneladas. Em 2019, a movimentação foi de 158,4 milhões de toneladas.
Quer saber como anda a política externa? Leia a entrevista exclusiva com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, publicada na edição n° 17 de Oeste
Apesar da covid-19, cinco autoridades portuárias tiveram acréscimo na movimentação no 1° semestre. São elas (na ordem): Companhia Docas do Pará (26,5%), Porto de Suape (16,7%), Portos do Paraná (12,6%), Santos Port Authority (12%) e Emap (5,1%).
“Os números comprovam que, mesmo com a pandemia, o setor portuário continua funcionando bem e cumprindo o papel de escoar seus produtos para outros países. Portanto, colaborando com a balança comercial brasileira”, observou o ministro Tarcísio Gomes de Freitas em entrevista coletiva.
Saiba mais
Conforme a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, até maio de 2020, o setor portuário movimentou 436 milhões de toneladas. Dessa forma, alta de 3,98% em relação ao mesmo período de 2019.
As informações divulgadas incluem portos públicos e terminais de uso privado. Além disso, a movimentação de graneis líquidos e gasosos impactou os números, registrando alta de 16,5% no período.
Não há mágica nem mistério!
Qualquer empresa sem perda de recursos por roubo, fraude e corrupção, aliada a uma excelente gestão e com foco no que traz retorno, é fadada a se desenvolver, crescer e contribuir para sua comunidade.
No presente caso, a comunidade é o Brasil inteiro, apenas acresceria à pandemia, como evento contrário a desempenho satisfatório, toda esquerda medíocre que faz resistência e sabotagem, por não aceitar nada além do que ela mesma deseja; i.e., ela no poder!
Um excelente candidato a Presidente para substituir Jair M. Bolsonaro em 2026
Parabéns, Tarcísio Gomes. Ministro igual a V. Exª ainda está para nascer.