O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, se encontram nesta segunda-feira, 3. Será a primeira reunião dos dois após o anúncio formal da nova regra fiscal, elaborada pelo governo, que aconteceu na quinta-feira 30.
Na semana passada, o presidente do BC disse que a nova regra fiscal divulgada pelo governo — ainda que sem todos os detalhes — parecia “bastante razoável”. “Reconhecemos boa vontade do Ministério da Fazenda, em um governo com muitas divisões”, comentou Campos Neto.
O encontro também acontece em meio às críticas de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao chefe da autoridade monetária, por causa da política adotada pelo BC. Embora o governo critique duramente o porcentual de 13,75% da taxa básica de juros, o Comitê de Política Monetária o manteve a Selic, em decisão tomada em 22 de março.
A reunião, que ocorrerá na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília, vai contar com a presença do secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, e de quatro diretores do BC: Otávio Damaso (diretor de Regulação), Carolina Barros (diretora de Administração), Fernanda Guardado (diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos) e Diogo Guillen (diretor de Política Econômica).
Quem sabe Campos Neto da uma aula de economia pra esses cretinos.
Ainda bem que o Roberto Campos Neto não se deixa fotografar sorrindo. A ira dos petistas iria ser muito pior do que já é.
Pode virar uma fábula: A sensatez e o petismo.
Tenho dó dos executivos do BC.. Reunião com Ministro da Fazenda que não entende nada de economia.
Firme Campos Neto não deixe essa corja interferir p aumentar o desastre desse desgoverno.