Durante entrevista ao programa Oeste Negócios nesta segunda-feira, 24, o CEO do Fogo de Chão no Brasil, Paulo Antunes, comentou o sucesso do churrasco gaúcho ao redor do mundo — sobretudo, nos Estados Unidos.
Fundada no Rio Grande do Sul em 1979 pelos irmãos Arri e Jair Coser, a rede de restaurantes está sob gestão do fundo de investimentos norte-americano Bain Capital. A companhia adquiriu a empresa brasileira em 2023.
+ Leia mais notícias de Oeste Negócios em Oeste
“A tocada lá nos Estados Unidos respeita a tradição, a hospitalidade gaúcha e inova ao mesmo tempo, sem bater de frente com esse respeito”, afirmou o executivo. “As duas coisas seguem em paralelo, onde a gente pega tudo o que foi aprendido e implantado pelos fundadores, e aperfeiçoamos todos os dias.”
As inovações são essenciais para o crescimento da marca. Paulo Antunes afirmou que, nos últimos anos, a churrascaria deixou de servir apenas uma experiência e diversificou as opções. Hoje, além do clássico rodízio com 18 cortes de carne, o cliente pode comer um hambúrguer, beber um drink ou fumar um charuto.
“O que antes era uma experiência, hoje são dez, no mínimo, mas com a mesma tradição e o mesmo capricho”, afirmou Paulo Antunes.
O country manager do restaurante no Brasil atribuiu o sucesso dessas novas experiências ao CEO mundial da marca, Barry McGowan.
“A grande sacada do Fogo de Chão foi fazer várias experiências dentro do mesmo restaurante”, relatou o executivo. “Na mesma mesa eu posso ter: uma pessoa comendo só buffet de salada, uma pessoa comendo buffet de salada e um corte, outro comendo a experiência completa e outro comendo um corte de carne que não está na experiência completa.”
Fogo de Chão e o espeto corrido nos EUA
Um dos motivos para o Fogo de Chão performar com tamanha notoriedade nos Estados Unidos é o uso do “espeto corrido”. Trata-se de uma técnica incomum nos EUA, onde os garçons passam com a carne de mesa em mesa e servem os clientes.
Na América do Norte, a cultura do churrasco para o cidadão está muito atrelada à defumação e ao tempero da carne. Trata-se de requisitos não tão usados pela técnica gaúcha.
“O que conquistou o paladar norte-americano é que, diferentemente de outros restaurantes, o que a rede Fogo de Chão faz muito bem é o seguinte: carne de qualidade bem cortada, bem espetada e braseiro forte”, afirmou o executivo. “Essa combinação de sabor é totalmente diferente do que eles estavam acostumados.”
Assista ao programa Oeste Negócios
O programa Oeste Negócios vai ao ar toda segunda-feira, às 20h30, no canal da Revista Oeste no YouTube. O talk show apresentado pelo jornalista Adalberto Piotto recebe empresários, empreendedores e investidores de todo o Brasil para uma conversa franca sobre economia e oportunidades de mercado.
Clique aqui e confira todas as edições do programa.