Redução é de 0,5%; efeito decorre do surto do Coronavírus
Em relatório divulgado nesta segunda-feira, 02, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) afirmou que este ano terá sua pior recessão desde a crise financeira global.
A epidemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) é o responsável pelo avanço tímido de 2,4% neste ano, o nível mais baixo desde 2009, quando caiu 1,7% segundo o Banco Mundial. A previsão anterior da OCDE, feita em novembro, era de avanço de 2,9%.
Ademais, a organização projetou que a economia global pode se recuperar com um crescimento de 3,3% em 2021, assumindo que a epidemia atinja o pico na China no primeiro trimestre deste ano e outros surtos sejam contidos.
Contudo, se o vírus se espalhar pela Ásia, Europa e América do Norte, o crescimento global pode cair ainda mais para 1,5% este ano, alertou a OCDE.
Numa entrevista, a economista-chefe da OCDE, Laurence Boone, afirmou que a principal mensagem para esse cenário de recuo é de que ele colocará muitos países em recessão. “Pedimos que medidas urgentes sejam adotadas nas áreas afetadas o mais rápido possível”, alertou.
Ela disse que os governos precisam dar suporte aos sistemas de saúde com pagamentos extras ou benefícios fiscais para trabalhadores que fazem horas extras e esquemas de trabalho para empresas que enfrentam recuo na demanda.