Uma pesquisa da Horus Inteligência de Mercado mostra que aumentaram os preços dos ovos de chocolate feitos para a Páscoa de 2023. O valor médio subiu cerca de 35%, de acordo com o levantamento.
Os pesquisadores acreditam que a elevação nos preços dos chocolates é um dos grandes vilões para a elevação no valor do produto. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrado em fevereiro, corroboram com essa conclusão.
De acordo com IBGE, os valores dos chocolates e dos bombons subiram 11,6% em 12 meses. E, em 2023, apenas entre janeiro e fevereiro, a alta ficou em 1,6%.
“Neste ano, a páscoa dos brasileiros será mais salgada”, disse o educador financeiro Lucas Silva ao jornal Gazeta do Povo. “Além dos produtos da cesta básica que já estão em alta por conta da inflação, o custo do chocolate teve o maior aumento desde 2016.”
Segundo o educador, esse feriado tem um apelo menor para a vendas, quando comparada ao Natal e o Dia das Mães, por exemplo. “Mas para não passar em branco, vale pensar alternativas como presentear com caixas de bombons ou barras de chocolate”, comentou Silva.
Mas mesmo com o apelo menor e os preços em alta, as vendas dos ovos de chocolate nesta Páscoa devem manter o mesmo nível de 2022. A conclusão é de um levantamento do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), que contou com a parceria da FIA Business School, escola criada por professores do Departamento de Administração da Universidade de São Paulo.
Nenhuma novidade!!! Todo ano, a mesma notícia.
Não vejo problemas nesses reajustes de preço, e digo mais, poderia custar 250 reais um simples ovo de 180g.
O maior problema são as pessoas comprarem esses ovos sem condições financeiras para tal.
Ovo de páscoa é um produto como qualquer outro. Há bolsas de $100 e bolsas de $35.000. Você compra aquela que se encaixa no seu orçamento. Simples assim!
Pessoas que se deixam endividar nessa época do ano alegando “ter que dar” ovo de páscoa para crianças é um pensamento de pais que falharam na educação dos seus filhos em diversos aspectos: 1. Se deixaram influenciar pela cultura do consumo e repassaram isso a suas crias; 2. Não ensinaram finanças a seus filhos e, quando diz a eles que não pode comprar, recebe pirraça como resposta; 3. Esqueceram o verdadeiro significado da páscoa que nada tem a ver com coelho e chocolate (coelho nem ovo coloca!).
Não temos o hábito de falar saudavelmente sobre dinheiro e isso é um grande erro em nossa sociedade.
Pessoas não sabem investir a longo prazo, não entendem o básico sobre planejamento financeiro e o resultado é a quantidade de inadimplentes que temos nos órgãos de proteção de crédito.
Dou graças a Deus de ter sido autodidata nesse sentido e desde meus 10 anos entender sobre poupar para conquistar as coisas.
Busco sempre abrir a mente das pessoas sobre essa questão sempre que posso.
Ser prudente nas suas finanças é o básico para ter uma vida sadia, e isso com certeza não engloba pagar 100 reais em um ovo Ferrero Rocher.
A ideia aqui é a seguinte: existem pessoas que compram ovos de páscoa, por “pressão”, ao preço que for. Existem outras que vendo este comportamento analisariam incluir empresas do tipo no portfólio e presentear o filho com papeis.
Um traz uma alegria imediata. O outro, duradoura.
Ovos de Páscoa sempre fizeram parte da Cultura cristã. Eu não me lembro de ter visto esse tipo de produto barato nas prateleiras das lojas. Muito pelo contrário. Ademais, essa época do ano é para os comerciantes obterem algum lucro nas vendas. Não vejo nada demais.