A Panasonic vai investir US$ 705 milhões para produzir uma bateria de íons de lítio para os carros elétricos da Tesla, empresa do bilionário Elon Musk. O produto começará a ser desenvolvido em 2023, em uma fábrica na Província de Wakayama, no oeste do Japão, de acordo com anúncio feito pela empresa no jornal japonês Nikkei, nesta segunda-feira, 24.
A nova bateria vai estender a autonomia dos veículos elétricos em cerca de 20% e ajudará a Tesla a reduzir custos de fabricação. “Estamos estudando várias opções para produção em massa, incluindo uma linha de teste, que estamos estabelecendo neste ano comercial”, informou a Panasonic, em um comunicado enviado à imprensa.
Em outubro de 2021, a empresa multinacional japonesa mostrou o protótipo, com 46 milímetros de largura por 80 milímetros de altura — o produto será cinco vezes maior do que as baterias que a Tesla usa atualmente.
Com produção de menos de 10 gigawatts-hora por ano, as baterias serão suficientes para o desenvolvimento de 150 mil carros elétricos.
Em breve veremos as sucatas dessas baterias nos lixões, nos rios e nos oceanos.
Ainda vai demorar para que a nossa tecnologia consiga aperfeiçoar o ser humano.