O estrago econômico causado pela pandemia de covid-19, com o fechamento do comércio e a sucessão de decretos impondo o lockdown em todo o Brasil, fez o país perder quase 10 milhões de empreendedores. É o que mostra o relatório Global Entrepreneurship Monitor 2020 — uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ).
Segundo o levantamento, o contingente de brasileiros que tinham um negócio estabelecido havia pelo menos 3 anos despencou de 22,3 milhões, em 2019, para 12 milhões, em 2020. O índice de empreendedorismo na população adulta do país caiu de 38,7% para 31,6% no período, atingindo o menor patamar em oito anos.
Leia mais: “Depósitos na poupança superam saques em R$ 72,6 milhões em maio”
De cada dez adultos empreendedores que deixaram o mercado durante a pandemia, sete são mulheres, de acordo com o estudo.
A pesquisa foi aplicada em 2020 em 46 países. No Brasil, foram realizadas 2 mil entrevistas com pessoas entre 18 e 64 anos, de julho a outubro de 2020.
Com informações do G1
Leia mais: “Governo federal paga R$ 779,5 milhões em dívidas de Estados e municípios em maio”
Acredito que desses uma boa parte continua empreendendo, só que informalmente. Aliás, o meu vizinho tascou energia e aquecimento de água solares em casa, reformou um monte de coisas, trocou de carro.(bom pra ele). Então, que crise é essa?