A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, 14, o início da venda de 100% de sua participação na Petrobras Operaciones (Posa), subsidiária integral na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén, localizado nas Províncias de Rio Neuquén e Rio Negro.
Ao disponibilizar as principais informações sobre a empresa e dar início formal à venda, a estatal brasileira ressaltou que a operação está alinhada com a estratégia de otimização do portfólio e de melhora de alocação do capital.
Em Rio Neuquén, onde são extraídos gás natural e petróleo, a Posa tem como sócias a operadora do campo YPF (33,3% de participação) e a Pampa Energia (33,1%).
A produção de Rio Neuquén é majoritariamente de reservatórios não convencionais (por fraturamento de rochas) das formações Punta Rosada e Lajas. Em setembro deste ano, a produção atingiu 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia e 0,7 mil barris por dia de óleo, condensado e gasolina.
De acordo com nota divulgada pela Petrobras, a estatal tem participação na Posa por meio de suas subsidiárias PIB BV (Petrobras International Braspetro BV), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.
A estatal está vendendo uma série de ativos, incluindo campos onshore (em terra) e campos offshore (no mar) de águas rasas, para concentrar seus esforços na produção de seus campos de águas ricas, profundas e ultraprofundas no Oceano Atlântico, nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Não dá para fazer tudo, ou, quase tudo de uma só vez, mas, é uma boa notícia.
A grande questão: Quem irá comprar uma empresa deste porte na Argentina?