A Petrobras concluiu a venda da Refinaria Landulpho Alves, localizada na Bahia. A aquisição do parque de refino junto com os ativos logísticos vinculados a ele saiu por US$ 1,65 bilhão (cerca de R$ 8,9 bilhões). A compradora foi a Mubadala Capital, empresa dos Emirados Árabes que atua no Brasil desde 2011.
No comunicado ao mercado que trata do negócio, a estatal brasileira informa que continuam em andamento outros processos competitivos para vender seis ativos: a Refinaria Alberto Pasqualini (RS), Refinaria Isaac Sabbá (AM), Refinaria Abreu e Lima (PE), Refinaria Gabriel Passos (MG), Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (CE) e a Unidade de Industrialização do Xisto (PR).
A nota também informa a suspensão temporária da venda da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (PR). A empresa alega que as condições das propostas recebidas “ficaram aquém” de sua “avaliação econômico-financeira”. Entretanto, o documento garante que outro processo para vender essa unidade será lançado em momento oportuno.
Qual foi a primeira refinaria do país?? A dos donos do Posto Ipiranga, numa história que até hoje não ficou bem clara. Só tem jornalista preguiçoso ( Sorry, não se estende a vcs)
A RLAM é icônica por ser a primeira refinaria estatal, ainda no tempo do CNP. A Reman (ref. de Manaus )já foi privada, enquanto que o Xisto é melhor dar de graça.