“Apesar da pandemia, estamos conseguindo cumprir a missão de prover alimentos para o Brasil e o mundo”, afirmou a ministra Tereza Cristina
A despeito da pandemia de coronavírus, o Produto Interno Bruto do setor agropecuário brasileiro deve ter alta de 2,5% neste ano. É o que informa a mais recente projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em dados do IBGE.
Considerando a safra de grãos estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a taxa deve chegar a 2,3%. Ainda que a paisagem fique mais escura, pesquisadores do Ipea esperam aumento, mas em ritmo menor, de 1,3%.
De acordo com o órgão, a estimativa para a produção de grãos neste ano é de 250,9 milhões de toneladas. Sendo assim, volume 3,6% (8,8 milhões de toneladas) superior ao colhido em 2018/19, de acordo com o recente relatório do Conab.
Agropecuária
Além disso, o setor cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. E foi o único da atividade econômica nacional a apresentar dados positivos no período analisado.
Conforme o IBGE, o resultado pode ser explicado pelo desempenho favorável de alguns produtos da lavoura, com safra relevante no primeiro trimestre, a exemplo da soja.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, destaca as ações adotadas para garantir o abastecimento interno de alimentos, exportações dos produtos agropecuários e o funcionamento da cadeia produtiva.
“Além da grande safra que foi colhida neste verão, temos tido a logística absolutamente normalizada. Portanto, além do abastecimento dos 212 milhões de brasileiros, também temos conseguido cumprir a nossa missão de provedores de alimentos do mundo”, afirmou.
Parabens ministra Tereza Cristina
A sua competência;a eficiencia da nossa grande Embrapa e o profissionalismo dos nossos grandes agricultores, nos dão muito orgulho.
Espero que a senhora continue comandando este time de primeiro mundo
Meu parabens a todos os senhores
Ai sim, tenho muito orgulho de ser brasileiro